(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Aparelho auditivo breca o declínio cognitivo, diz estudo britânico

Home - Saúde auditiva - Aparelho auditivo breca o declínio cognitivo, diz estudo britânico

Aparelho auditivo breca o declínio cognitivo, diz estudo britânico

Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, da Inglaterra, apontou que o aparelho auditivo é eficaz para brecar o declínio cognitivo. Dois anos após o início do estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que usavam o aparelho auditivo apresentaram uma melhora significativa nos testes cognitivos em comparação com os deficientes auditivos que não aderiram a reabilitação auditiva.

O objetivo dos pesquisadores britânicos é entender como o cérebro envelhece. E, consequentemente, como podemos reduzir os riscos de demência e demais problemas de saúde mental que afetam grande parcela dos idosos. O estudo britânico, intitulado Projeto Protect, pretende avaliar 25 mil pessoas durante 25 anos.

A ideia do estudo nasceu no final de 2017. Na ocasião, uma publicação da revista científica Lancet sugeriu que a perda auditiva contaria com um aumento de 9% no risco de Alzheimer. O estudo causou controvérsia entre os especialistas. Segundo a publicação, 65% da predisposição para a doença viriam de fatores genéticos. Esses fatores foram chamados pelos autores de “não-modificáveis”.

Segundo os críticos da pesquisa, os resultados do estudo não permitiriam afirmar que a correlação entre as duas doenças – surdez e demência – tinham eram de causa e de efeito. Para eles, a perda auditiva e a demência poderiam ser resultado de um mesmo processo degenerativo.

Perda auditiva e declínio cognitivo

À medida que envelhecemos, as conexões entre as células do cérebro são danificadas ou algumas células são perdidas. O processo é conhecido como declínio cognitivo. E, se não tratado corretamente, pode resultar em demência. O distúrbio provoca perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico.

Isso acontece porque quando há perda auditiva os sons deixaram de chegar ao cérebro. E, como consequência, resulta em dificuldade na compreensão de fala e na comunicação com outras pessoas. A falta de estímulo sonoro poderá ocasionar, a longo prazo, em declínio na capacidade cognitiva. Além da dificuldade de aprendizagem e no encurtamento de suas atividades cerebrais.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade John Hopkins, nos Estados Unidos, a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de desenvolver demência aumentam em 27%. Idosos com perda auditiva são os mais atingidos pelo declínio cognitivo. As habilidades relacionadas à cognição caem de 30 a 40% mais rápido do que aqueles que não têm nenhum transtorno auditivo.

Cuide da sua saúde auditiva e mental

Diante disso, fica claro a importância de cuidar da saúde auditiva. O aparelho auditivo retarda o declínio porque faz o cérebro voltar a receber estímulos sonoros, evitando ou diminuindo esse processo. Além disso, permite ao paciente voltar a conviver em sociedade e a se comunicar com os amigos e familiares, reduzindo os riscos de desenvolver a depressão causada pelo isolamento social.

Portanto, é fundamental ficar atento aos sinais de perda auditiva e procurar um especialista assim que for identificada a dificuldade de escutar. Iniciar o tratamento o quanto antes é fundamental para manter a qualidade de vida, liberdade e independência. Quanto mais precoce, menores serão os prejuízos. Deixar para depois pode ser extremamente prejudicial e causar danos irreversíveis à saúde física e mental.

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos e demais soluções auditivas. A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial do segmento. Além disso, oferecemos um atendimento exclusivo e personalizado. Nossa equipe de fonoaudiólogos está pronta para lhe atender e proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo.

Não perca tempo e mantenha a sua saúde auditiva e mental em dia. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília. Para maior comodidade, contamos com cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Iphone terá ferramenta de acessibilidade para alarmes e campainhas

Leave A Comment