Telefone/Whatsapp para contato
(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Você sabia? Audição é o único sentido que não “desliga”

Dos cinco sentidos do ser humano, a audição é o único que se mantém constantemente em alerta, mesmo enquanto dormimos – a não ser que a pessoa tenha alguma deficiência auditiva. Quem, por exemplo, nunca acordou com o barulho de um trovão? Ou com o telefone tocando? Por isso, na maioria dos casos, pessoas que moram em locais silenciosos conseguem ter um sono mais profundo que aquelas que moram em locais barulhentos.

Os demais sentidos podem ser “desligados”. Se fecharmos os olhos, não enxergamos. O mesmo acontece com o olfato. Basta tapar o nariz que não sentimos nenhum cheiro. O paladar é ativado apenas quando colocamos algo na boca. Por fim, o tato permanece intacto se não tocarmos em nada. Isso só reforça a importância de ter uma audição saudável.

Para preservar esse sentido tão importante e ter a capacidade de ouvir os sons com clareza, é fundamental cuidar da saúde auditiva. Por isso, é necessário procurar um especialista caso sinta qualquer dificuldade em escutar. Alguns dos principais sinais da perda auditiva são a dificuldade para ouvir a televisão, falar ao telefone e de comunicar-se em ambientes com ruídos. A necessidade de se concentrar para entender o que as pessoas também pode ser um sintoma de deficiência auditiva.

Como funciona a audição?

O ouvido é composto basicamente por três partes: o ouvido externo, o médio e o interno. A orelha funciona como uma concha acústica, que capta os sons e os direciona para o canal auditivo.As ondas sonoras fazem vibrar o ar dentro do canal do ouvido e a vibração é propagado ao tímpano, que transmite o movimento para os três minúsculos ossos do ouvido médio.

A vibração destes pequenos ossos põe em movimento o líquido do ouvido interno, que faz as células ciliadas na cóclea se moverem e liberarem estímulos ao nervo auditivo, o qual responde gerando impulsos elétricos. Estes impulsos elétricos são transmitidos ao cérebro, onde são interpretados como som.

Aparelho auditivo devolve capacidade ouvir

O aparelho auditivo é eficaz no tratamento da maioria dos casos de deficiência auditiva. O uso não restaura a audição, mas oferece condições de ouvir os sons e levar uma vida totalmente normal, com autonomia e independência. Atualmente os aparelhos auditivos são modernos, discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece estrutura completa e atendimento personalizado para identificar e tratar a perda auditiva. Não deixe que a deficiência auditiva limite a sua vida e traga outros prejuízos à sua saúde.

Quer saber mais sobre a audição? Clique aqui e entenda a relação entre o zumbido no ouvido e a sinusite

Share

Leave A Comment

Agende seu teste
Gratis por whatsapp

Clique aqui e ganhe R$ 300,00 de desconto*

Preencha seus dados
para ter o seu desconto*


Regras do desconto
*Válido para qualquer aparelho auditivo da linha Advanced Premium