"

Barulho no trabalho pode afetar sua saúde. Saiba como!

A exposição diária a altos ruídos no ambiente de trabalho pode causar perda auditiva temporária ou até mesmo permanente. O diagnóstico precoce pode evitar o agravamento da perda auditiva apresentada pelo trabalhador, por isso é fundamental procurar um especialista a qualquer sinal de dificuldade auditiva.

O nível contínuo a partir de 85 decibéis coloca em risco a saúde auditiva. Para se ter uma ideia, as britadeiras têm nível de som de 100 decibéis, os shows de rock podem alcançar níveis de 110 a 120 decibéis e uma rua com trânsito carregado atinge 90 decibéis.

No entanto, o mesmo som intenso pode ser facilmente produzido em atividades cotidianas. Um fone de ouvido quando se ouve música, escolas e jardins de infância podem alcançar níveis de som capazes de causar perda auditiva a quem se expõe de forma contínua. Outros agentes causais (químicos ou ambientais), atuando de forma isolada ou concomitante à exposição ao ruído, podem também ocasionar danos à audição. Dentre eles calor de caldeiras, por exemplo, e substâncias químicas como combustíveis e solventes.

O Tinnitus, popularmente conhecido como zumbido, é outro problema auditivo associado aos anos de intensos ruídos no trabalho. Segundo uma pesquisa americana, 13,4% dos homens que têm trabalhado por mais de 10 anos em ambientes ruidosos têm experimentado a sensação de toque de campainha e zumbido nos ouvidos. Isso representa mais de 2,6 horas a mais que os homens que não têm sido expostos a ambiente de trabalho ruidosos.

Alguns profissionais estão mais vulneráveis a esse problema. Trabalhadores da construção e indústria, músicos, professores e bombeiros são algumas das categorias com alto risco de desenvolver a perda auditiva. Para diminuir esses riscos, uma alternativa para esses profissionais é utilizar um protetor auricular ou ainda outros instrumentos de proteção auditiva.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos disponibiliza filtros de proteção contra ruídos cotidianos, como o som alto de música, o ronco de motores e o barulho de trânsito intenso. Clique aqui e conheça nossa linha completa de soluções para esse problema.

Share

Leave A Comment