Como manter o aparelho auditivo livre de acidentes

14/07/2020 - Aparelhos auditivos

O aparelho auditivo é um equipamento desenvolvido com tecnologia de última geração e composto por dispositivos eletrônicos que exigem alguns cuidados para proporcionar o máximo desempenho. Você deve saber que é fundamental limpá-los frequentemente e guardá-los em local seguro, além de realizar os acompanhamentos periódicos com seu fonoaudiólogo e do local. Mas não é só isso. Mesmo que você esteja tomando todos os cuidados necessários para o perfeito funcionamento do aparelho auditivo, ninguém está livre de acidentes, certo?

Por isso, conheça quais são os acidentes mais comuns com os aparelhos auditivos. E saiba quais as atitudes você deve tomar se eles acontecerem:

Aparelho auditivo desceu pelo ralo

O banheiro é um ambiente com umidade, o que é prejudicial ao aparelho auditivo. Isso porque a prótese auditiva conta com dispositivos eletrônicos propensos aos efeitos corrosivos da umidade e transpiração. Ainda assim, algumas pessoas têm o hábito de retirar o aparelho no banheiro e costumam deixá-lo em cima da pia. Isso é um prato cheio para acidentes.

Esse hábito pode ser perigoso e fazer o aparelho auditivo descer pelo ralo a qualquer esbarrão. Se o dispositivo cair na pia, pegue-o cuidadosamente o mais rápido possível. Caso o aparelho desça pelo ralo, remova o sifão e retire o equipamento. A maioria dos aparelhos auditivos possui um revestimento que pode ser desinfetado com um pano embebido em álcool.

Para evitar que esse acidente aconteça, o ideal é retirar o aparelho auditivo no quarto, num local onde você possa se sentar para inserir e remover seus aparelhos auditivos. E, em seguida, guardá-los no estojo.

Aparelho auditivo foi mordido pelo cachorro

Os animais de estimação são curiosos e qualquer descuido é suficiente para seu cachorro pegar seu aparelho auditivo. Acredite se quiser, mas acidentes como esses são mais comuns do que parecem. Por isso, se você tem um animal de estimação redobre o cuidado e jamais deixe o aparelho auditivo ao alcance do seu cão.

Mas, você se descuidou e encontrou o seu cachorro comendo o aparelho auditivo. O que fazer? Se for possível retirar o dispositivo da boca do cachorro com segurança, faça imediatamente. Observe se existem pedaços ou baterias quebrados. A ingestão da bateria pode causar sérios prejuízos à saúde do cachorro.

Após garantir a segurança do seu animal de estimação, veja se não houve danos aparentes ao aparelho. Se o dispositivo e a bateria estiverem intactas, limpe os componentes como explicado acima e faça um teste para verificar se o aparelho ainda está funcionando. Se não funcionar, entre em contato com seu fonoaudiólogo.

Entrou no chuveiro ou na piscina

Nenhum aparelho auditivo pode ficar exposto à água sem correr o risco de danificar seus componentes eletrônicos. Os dispositivos das linhas Belong e Marvel, da Phonak, têm a caixa do aparelho resistente à água. Os aparelhos possuem a certificação IP68, o que significa que têm proteção efetiva contra pó e suportam imersão de um até três metros sem danificar o aparelho. No entanto, o receptor, não é resistente à água, por isso não é recomendado tomar banho ou entrar em piscina usando os aparelhos auditivos.

No entanto, se por um descuido você esquecer de retirar o aparelho antes de tomar banho ou mergulhar na piscina, algumas ações podem ajudar a minimizar os acidentes. Em primeiro lugar, desligue o aparelho assim que ele for molhado. Depois retire a bateria do dispositivo e use um pano limpo, e macio para secá-lo. Coloque no desumidificador e leve até o centro auditivo para ser examinado no laboratório pelo técnico. Por isso é importante procurar um centro auditivo com laboratório próprio.

Perdeu o aparelho auditivo

Talvez a maior preocupação dos usuários de aparelhos auditivos é perder o dispositivo. Tome muito cuidado ao trocar de roupa, ao retirar os óculos ou mesmo a máscara. Nessas situações o aparelho pode enroscar e cair sem que percebamos. Para minimizar o risco de perder o aparelho, evite retirá-lo quando estiver fora de casa.

Se o usuário do aparelho auditivo for uma criança ou adolescente, os cuidados têm que redobrados para evitar acidentes. Nesta idade é comum que eles se distraiam com mais frequência e esqueçam onde guardaram os aparelhos auditivos. E normalmente as crianças ou adolescentes retiram o aparelho auditivo durante brincadeiras ou atividades físicas. Fique atento e ajude seu filho a deixar o aparelho sempre em lugar seguro. Para crianças existem alguns acessórios que podem ajudar a evitar que esse aparelho se perca como cordinhas que prendem na roupa.

A ParaOuvir torce para que não ocorra nenhum acidente com seus aparelhos auditivos. Mas, se infelizmente um desses imprevistos acontecer, entre em contato conosco. Afinal, a audição não pode esperar! Em alguns modelos, a Phonak oferece a garantia Phonak Plus. Se o paciente perder o aparelho no primeiro ano, ele ganha um aparelho novo.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir conta com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Nossos profissionais estão à disposição para lhe ajudar. Agende uma visita a uma de nossas unidades e faça a melhor escolha em aparelhos auditivos.

Leia também: Quais os 5 perigos de ignorar a perda auditiva?

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!