Apple anuncia atualizações projetadas para pessoas com perda auditiva

11/06/2021 - Saúde auditiva

A gigante de tecnologia norte-americana Apple tem como meta ampliar a acessibilidade de seus dispositivos eletrônicos. Nesta direção, a empresa anunciou novas atualizações de software desenvolvidas para melhorar a experiência de seus produtos por parte de pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas. Os novos sistemas operacionais deverão entrar em funcionamento no segundo semestre, ainda sem data confirmada.

Entre as novidades para as pessoas com deficiência auditiva estão os audiogramas para fones de ouvido. A nova configuração permitirá aos usuários com capacidade auditiva reduzida amplificar sons suaves ou ajustar frequências para melhor atender às suas demandas auditivas e possibilitar maior compreensão dos sons.

A novidade não para por aí. O mais impressionante é que os usuários poderão personalizar suas configurações com base nos resultados de seus testes de audição mais recentes, que podem ser importados de audiogramas em papel e PDFs. A atualização do software também permitirá reproduzir sons de fundo para ajudar a mascarar ruídos indesejados no ambiente.

Recursos de acessibilidade já disponíveis

A Apple é conhecida por oferecer uma série de ferramentas de acessibilidade em seus dispositivos. No ano passado, a empresa incluiu novos recursos auditivos no sistema operacional iOS 14, que já estão disponíveis. Entre elas estão o recurso “adaptações de fones de ouvido", que amplifica sons suaves e sintoniza áudio para ajudar em músicas, filmes, chamadas telefônicas e podcasts soam mais nítidos e claros.

Outra função lançada pelo iOS 14 impede que os sons dos fones de ouvido ultrapassem determinado número de decibéis estipulados pelo usuário. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar o fone de ouvido com sons acima de 85 decibéis por um longo período coloca a audição em risco. Caso o usuário se distraia e aumente o volume acima do limite, o Iphone pode até reduzir a altura do som.

O iOS 14 também trouxe como novidade o Sound Recognition, que notifica os usuários sobre sons como alarmes de incêndio, detector de fumaça, buzinas e campainhas. Quando o recurso estiver ativado, o iPhone manterá o alerta sobre determinados sons selecionados pelo usuário. Ao identificar um desses sons, o usuário será informado através de mensagem. Ou seja, mesmo se ele não escutar qualquer um desses alertas sonoros, a inteligência do dispositivo se encarregará de avisá-lo.

Mantenha sua audição em dia!

As ferramentas de acessibilidade são um aliado e ajudam a cuidar da sua audição. No entanto, é bom lembrar que isso não o impede de adotar cuidados para manter a saúde auditiva em dia. Procure um especialista regularmente e faça um check-up da sua audição. Se a perda auditiva for diagnosticada, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível. Quanto mais precoce a perda auditiva for tratada, menores serão os danos à audição.

Com experiência de quase 15 anos em prevenção e reabilitação auditiva, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos conta com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe de fonoaudiólogos altamente especializada. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva possível.

A ParaOuvir está presente em seis endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Centro Médico Vitrium (Asa Sul) e Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e mantenha-se em sintonia com o mundo dos sons!

Leia também: O que esperar da experiência domiciliar com o aparelho auditivo?

Postagens recentes

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais

Saúde auditiva

Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e…

Saiba mais

Saúde auditiva

Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são mui…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!