Audiometria: como funciona e quem deve realizar?

16/09/2019 - Saúde auditiva

Ter uma audição de qualidade é essencial para o nosso cotidiano. É através da audição que as pessoas desenvolvem a fala e linguagem para se comunicar com os amigos e familiares. Logo, ouvir com excelente qualidade sonora é primordial para nos manter conectados com o mundo exterior. Por isso, é fundamental manter a saúde auditiva em dia e fazer exames auditivos com frequência. A audiometria é essencial para prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas auditivos. Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, melhores serão os resultados.

A audiometria é realizada pelo fonoaudiólogo para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame é feito com fones de ouvido, em cabine acústica, e identifica possíveis alterações auditivas. A audiometria fornece informações como o tipo (onde está localizada a lesão) e o grau de perda auditiva, que são informações fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Na maioria dos casos, o exame é solicitado quando o paciente se queixa de dificuldade de ouvir os sons com nitidez. No entanto, a audiometria também é indicada para pessoas que não apresentam sinais de problemas auditivos, como forma prevenir possíveis problemas auditivos. Por meio do exame é possível detectar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo

Tipos de audiometria

Existem três tipos principais de audiometria: vocal, tonal e infantil. Na audiometria vocal o fonoaudiólogo fala algumas palavras e fonemas e pede ao paciente para repetir exatamente da maneira que entendeu. Com isso, o especialista consegue avaliar a compreensão da linguagem e a capacidade de diferenciar os fonemas.

O segundo tipo é a audiometria tonal. O exame avalia a capacidade do paciente de ouvir estímulos sonoros. O paciente entra na cabine acústica utilizando fones de ouvido e tem que responder a estímulos sonoros comandados pelo fonoaudiólogo. Cada vez que escutar um som, o paciente avisa o especialista. O teste é realizado com os dois ouvidos separadamente, para sons agudos e graves.

Por fim, existe a audiometria infantil, no qual o exame e adaptado para as crianças. Utilizando fone de ouvido ou em campo livre, o bebê ou a criança entra na cabine acústica e se senta no colo do pai, mãe ou responsável. O especialista utiliza técnicas lúdicas para conduzir o exame e avaliar a capacidade de audição dos pequenos. O teste nas crianças é importante para verificar o desenvolvimento da audição, fala e linguagem, ou para detectar deficiência auditiva, mesmo que de grau leve.

Aparelhos auditivos

Se a audiometria apontar algum tipo de perda auditiva, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado. O uso do aparelho auditivo é, na maioria dos casos, o tratamento mais indicado. A prótese auditiva não restaura a audição do paciente, mas proporciona ao usuário uma excelente qualidade sonora, mesmo em ambientes barulhentos, nos quais a audição é mais difícil. Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos, discretos e desenvolvidos com alta tecnologia.

Se você tiver algum tipo de perda auditiva, mesmo que de grau leve e demorar a tratar o problema, são grandes as chances de sua deficiência auditiva aumentar e dificultar a reabilitação auditiva. Por isso, é importante realizar um check-up auditivo com frequência, mesmo que você não tenha nenhuma queixa auditiva.

Atendimento personalizado

Com experiência de mais de 12 anos no mercado de soluções auditivas, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece estrutura completa para o exame de audiometria, aliado a um atendimento personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para garantir resultado seguro e confiável, proporcionando uma reabilitação auditiva de excelência.

A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em aparelhos auditivos, acessórios e demais soluções. Existe uma grande variedade de aparelhos auditivos, que são ideais para cada paciente e tipo de perda auditiva. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília e volte a ouvir os sons que o mundo tem a oferecer!

Leia também: Cera do ouvido ajuda no diagnóstico precoce do câncer

Tags:

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!