Barulho do Carnaval pode prejudicar audição. Proteja-se!

24/02/2020 - Saúde auditiva

O Carnaval é a principal festa popular do país e arrasta milhões de brasileiros às ruas. O contagiante som das escolas de samba, bandas e trios elétricos agita multidões de foliões. Mas é importante adotar simples ações para proteger a audição dos barulhos causados pela folia e evitar danos à sua saúde auditiva.

Para manter a audição preservada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda evitar sons contínuos acima de 85 dB. No entanto, medições recentes no Carnaval indicam que o som ultrapassa facilmente os 120 dB. Para se ter uma ideia do que isso representa, a intensidade é equivalente ao som de uma turbina de avião.

Provavelmente você está se perguntando: mas por que esse barulho é prejudicial à audição? A explicação é simples. O som percorre todo o ouvido e atinge as células da cóclea, cuja função é converter as ondas sonoras mecânicas em impulsos elétricos, que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. Esse barulho elevado “mata” as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. É o chamado trauma acústico.

A exposição prolongada a ruídos elevados é uma das principais causas de perda auditiva, principalmente entre os jovens. Segundo estimativa da OMS, cerca de 400 milhões de pessoas, o equivalente a mais de 5% da população mundial, convivem com algum tipo de deficiência auditiva. A entidade calcula que nos próximos anos cerca de 1 bilhão de jovens em todo o mundo correm o risco de desenvolver problemas auditivos. De acordo com a entidade, o risco atinge 50% das pessoas entre 12 e 35 anos.

O que fazer?

Para se proteger do barulho do Carnaval e evitar ter a audição prejudicada, o folião deve tomar algumas medidas. Por exemplo, evitar ficar muito próximo dos instrumentos musicais ou das caixas de som. A orientação é manter uma distância segura da fonte sonora. Em lugares com música ao vivo, ficar longe da caixa de som, do local onde o ruído se projeta. Outra recomendação é que sejam feitas pausas frequentes de no mínimo 10 minutos longe do barulho.

Mas a melhor alternativa para aproveitar a folia sem preocupação e proteger sua audição do barulho excessivo é utilizar o filtro contra ruído. Eles filtram os barulhos indesejados, mas preservam os sons da fala. Ou seja, não é necessário tirar o filtro para conversar com os amigos ou familiares. Para melhorar ainda mais a performance dos filtros, é possível fazer um protetor personalizado, feito exclusivamente para se adaptar ao seu ouvido.

De qualquer maneira, fique atento e procurar um especialista caso sinta algum desconforto no ouvido ou dificuldade de ouvir os sons com clareza. Os principais sintomas de que a audição está prejudicada são pressão no ouvido, dores de cabeça, zumbido no ouvido ou dificuldades para escutar e entender o que as pessoas falam, principalmente em ambientes barulhentos.

Se apesar dos cuidados a perda auditiva permanente for diagnosticada, tem solução. O uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado e devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza e se comunicar com os amigos e familiares. Os aparelhos auditivos atuais são pequenos, discretos e desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Caia na folia com a audição protegida!

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece uma grande variedade de filtros contra ruído, tampões e outros acessórios que ajudam a manter sua audição saudável. A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Contamos ainda com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe especializada de fonoaudiólogos.

Aproveite para cair na folia sem colocar a sua saúde auditiva em risco. Visite uma de nossas unidades e conheça nossa linha completa de filtros contra ruído. São cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e na Asa Norte.

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!