Como a perda auditiva afeta a sua saúde física e mental?

12/02/2021 - Saúde auditiva

A dificuldade de ouvir os sons com a clareza e se comunicar com a família, amigos ou colegas de trabalho não são os únicos problemas causados pela perda auditiva. O que pouca gente sabe é que a deficiência auditiva não tratada pode trazer uma série de prejuízos, tanto para a saúde física, quanto para a mental. Cansaço, fadiga e avanço da demência estão entre alguns dos danos causados pela redução da capacidade auditiva. 

Você costuma se sentir excessivamente cansado ao final de um dia de trabalho, principalmente após participar de reuniões e interações com colegas de trabalho? Segundo estudo realizado pelo Departamento de Audição e Ciência da Fala, da Universidade Vanderbilt Bill Wilkerson, nos Estados Unidos, a fadiga e o cansaço excessivo podem estar diretamente relacionados com a perda auditiva.

Para os pesquisadores, a relação entre perda auditiva, cansaço excessivo e falta de energia pode ser explicada pelo esforço do cérebro para conseguir ouvir os sons. Ou seja, é como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva trabalhasse duas vezes mais em comparação a alguém com audição normal. Isso acontece porque ele tem mais dificuldade para processar as informações e preencher as letras e palavras que a audição não consegue captar.

Redução da capacidade auditiva pode acelerar a demência

A perda auditiva não tratada também pode acelerar a demência, distúrbio que provoca perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico. Isso acontece porque, quando há perda auditiva, os sons deixam de chegar ao cérebro, resultando em dificuldade na compreensão de fala e na comunicação com outras pessoas. A falta de estímulo sonoro poderá ocasionar, a longo prazo, em um declínio na capacidade cognitiva do paciente, dificuldade de aprendizagem e no encurtamento de suas atividades cerebrais.

De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de desenvolver demência aumentam em 27%. Idosos com perda auditiva são os mais atingidos pelo declínio cognitivo. As habilidades relacionadas à cognição caem de 30 a 40% mais rápido do que aqueles que não têm nenhum transtorno auditivo.

Portanto, é fundamental ficar atento aos sinais de perda auditiva e procurar um especialista assim que for identificada a dificuldade de escutar. Iniciar o tratamento o quanto antes é fundamental para manter a qualidade de vida, liberdade e independência. Quanto mais precoce, menores serão os prejuízos. Deixar para depois pode ser extremamente prejudicial e causar danos irreversíveis à saúde auditiva, física e mental.

Aparelho auditivo é o principal tratamento

A pausa na correria do dia-dia é uma alternativa para ajudar a reduzir o esforço auditivo. Se você for diagnosticado com perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. O dispositivo não restaura a audição, mas devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza, com o menor esforço, reduzindo a fadiga e a falta de energia no final do dia. Além de ajudar a manter o cérebro ativo.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios e demais soluções auditivas. Contamos ainda com equipamentos de última geração, atendimento personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva e facilitar o seu dia-dia.

A ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e permita que seu filho escute os sons da vida.

Leia também: Tire as suas dúvidas sobre o uso do aparelho auditivo

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!