Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

01/07/2021 - Saúde auditiva

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são muito comuns a otite e as dores de ouvido, que afetam principalmente as crianças. As infecções de ouvido afetam aproximadamente três em cada quatro crianças até os três anos de idade. Causadas por vírus e bactérias, a otite média ocorre com mais frequência nos meses mais frios do ano, mas algumas ações simples podem ajudar a evitar esse incômodo.

Na maioria dos casos, a otite média tem origem em uma gripe ou resfriado, muito comum nas baixas temperaturas. A infecção acontece quando a bactéria ou o vírus causador da otite migra da garganta para o canal auditivo, causando acúmulo de secreção atrás do tímpano. Embora tenha alta incidência, a otite carrega sérios riscos para a audição e pode até levar a surdez temporária ou mesmo permanente, apesar de mais raro.

Além das desagradáveis dores de ouvido, outros sintomas comuns da otite são diminuição da capacidade auditiva, falta de apetite, secreção local e febre. Em casos mais agudos pode até vir acompanhado de vômito, dor de cabeça e dificuldade para dormir. Estudos científicos apontam que 60% dos casos de resfriado em bebês de 6 a 12 meses podem virar uma otite média aguda.

Prevenção, diagnóstico e tratamento

Pouca gente sabe, mas algumas ações simples podem ajudar a prevenir e evitar o surgimento da otite média. A dica número um é proteger o ouvido contra a entrada de água quando mergulhar ou nadar. O uso do tampão também ajuda nessa tarefa de evitar a entrada de água no canal auditivo. Algumas pessoas usam a haste flexível para secar os ouvidos, mas esta definitivamente não é uma boa opção. Além do risco de machucar, pode retirar a cera protetora do ouvido.

Quando estiver com gripe ou resfriado, limpe com frequência as secreções nasais, especialmente em bebês ou crianças pequenas. Isso evita que o catarro se acumule no nariz e na garganta. Por fim, é fundamental procurar atendimento médico caso sinta dores de ouvido. O diagnóstico precoce é a única forma de prevenir possíveis complicações. Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos e cuidados locais, com duração de sete dias.

É importante ficar atento, porque se não for diagnosticada e acompanhada de perto, a otite pode trazer graves sequelas ou até evoluir para a perda da audição. Isso acontece quando há acúmulo de catarro ou secreção no ouvido, rompimento do tímpano ou imobilização de um ou mais ossos do ouvido.

Referência em reabilitação auditiva

Nas situações em que a otite evoluir para a perda auditiva, seja temporária ou permanente, procure um centro auditivo reconhecido no mercado. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há quase 15 anos. Oferecemos as mais modernas tecnologias em aparelhos auditivos e acessórios, além de uma equipe especializada de fonoaudiólogos, prontos a identificar e tratar qualquer tipo de dificuldade auditiva.

A ParaOuvir oferece uma grande variedade de opções de tampões feitos de silicone antialérgico, transparentes ou coloridos, que bloqueiam o canal auditivo e não permitem a entrada de água. Os tampões ajudam a evitar a otite e infecções de ouvido que tanto atormentam as crianças.

Faça uma visita a uma de nossas unidades em Brasília (DF) e proteja seus ouvidos da otite. A ParaOuvir está presente em seis endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Centro Médico Vitrium (Asa Sul) e Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Por que comprar um aparelho auditivo com ajuste remoto?

Postagens recentes

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais

Saúde auditiva

Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e…

Saiba mais

Saúde auditiva

Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são mui…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!