Você sabe como funciona a audição? Entenda!

10/04/2019 - Aparelhos auditivos

A audição é um dos primeiros sentidos desenvolvidos pelo ser humano, ainda dentro do útero materno, e único sentido que não desliga. Até os três anos de vida, a criança explora o mundo e aprende situações como ficar parado, andar e se comunicar. Primeiro através de gestos e depois com palavras. A audição é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Mas você sabe como funciona a nossa audição?

O órgão da audição é dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa capta os sons e transmite para o tímpano através do canal auditivo. Em seguida, as ondas sonoras fazem o tímpano vibrarem. Os ossículos martelo, bigorna e estribo são a porta de entrada do ouvido médio e passam a vibração para a orelha interna.

A cóclea converte os movimentos dos ossículos em sinais elétricos e o nervo auditivo transmite os sinais para o cérebro. É o cérebro que reconhece o som e identifica se aquele ruído é o latido de um cachorro, o som de uma banda de música ou a voz de uma pessoa. O mais incrível é que todo esse processo acontece numa fração de segundos!

Perda auditiva

No entanto, quando alguma parte das vias auditivas está lesionada, as informações sonoras não são transmitidas corretamente para o cérebro, resultando em algum grau de perda auditiva. As causas podem ser congênitas, aquelas que já acompanham a criança desde o nascimento, ou adquiridas ao longo da vida. São três os tipos principais de perda auditiva: a perda auditiva neurossensorial, a perda auditiva condutiva e a perda auditiva mista.

A maioria das pessoas que apresentam problemas de audição tem a perda auditiva neurossensorial. Ela ocorre quando há danos nas células ciliadas ou no nervo auditivo do ouvido interno. A perda auditiva condutiva acontece quando um fator físico ou doença impede que o som seja conduzido do ouvido externo ou médio para o ouvido interno. Já a perda auditiva mista é quando ocorre uma perda neurossensorial junto com uma perda condutiva.

Aparelho auditivo devolve a capacidade de ouvir

Geralmente, a perda auditiva acontece de maneira gradual. Por isso, é importante procurar um especialista assim que perceber os primeiros sinais. O uso do aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos de perda auditiva. A prótese não restaura a audição, mas oferece condições para o usuário ouvir os sons com clareza, mesmo em ambientes ruidosos.

Na ParaOuvir o paciente é atendido por uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. O profissional irá selecionar qual o nível de tecnologia que atende melhor a sua necessidade auditiva e realiza todos os ajustes de acordo com o tipo e o grau da perda auditiva. O fonoaudiólogo também está à disposição do paciente para tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento e o manuseio do aparelho. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir dispõe de uma grande variedade de tipos e modelos de aparelhos auditivos. Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos e discretos e desenvolvidos com tecnologia de ponta. Um deles é ideal para você. Não deixe que a perda auditiva limite a sua vida. Visite uma de nossas unidades em Brasília (DF) e faça um teste grátis com o aparelho auditivo por 10 dias.

Tags:

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!