Como o aparelho auditivo atua na sua audição?

22/10/2020 - Aparelhos auditivos

O aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Desenvolvido com tecnologia de ponta, conta com uma série de funcionalidades que ajudam em seu dia-dia e devolvem ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza e excelente qualidade sonora. No entanto, pouca gente sabe como o dispositivo funciona e atua na sua audição, não é mesmo? Leia o artigo abaixo e entenda como esse complexo e incrível equipamento  trabalha para devolver a sua capacidade auditiva.

Antes de mais nada, é importante conhecer o dispositivo por dentro. O aparelho auditivo é composto por três partes simples: microfone, amplificador e o receptor. O microfone capta o som, que é processado pelo chip e enviado amplificado ao receptor. Os sons são transmitidos pelo receptor para o ouvido interno, que os transforma em impulsos elétricos. Finalmente, o cérebro capta esses impulsos e o usuário consegue ouvir sons com clareza, mesmo em ambientes barulhentos. Embora a construção dos aparelhos seja semelhante, a tecnologia do dispositivo influencia diretamente na qualidade sonora.

Naturalmente, a função básica do aparelho auditivo é amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa com dificuldades auditivas possa ouvir os sons no ambiente a seu redor. Entretanto, os aparelhos auditivos atuais vão muito além de “apenas” devolver ao paciente a capacidade de ouvir com clareza e se comunicar perfeitamente. Alguns modelos se conectam ao celular ou à televisão, transformando o aparelho em fones de ouvido sem fio. Outros são invisíveis, proporcionando discrição e conforto ao usuário.

E se eu não usar o aparelho auditivo?

Você deve estar se perguntando: o que pode acontecer se eu receber o diagnóstico de perda auditiva e a indicação para o uso do aparelho, mas não usar? Essa é uma pergunta difícil de responder. Mas provavelmente a sua perda auditiva aumentará e a reabilitação auditiva se tornará cada vez mais difícil. Se tratada no início, a adaptação ao aparelho é mais fácil e efetiva.

Além disso, estudos científicos comprovam que a perda auditiva não tratada piora substancialmente a qualidade de vida do paciente. Com a dificuldade de escutar os sons com clareza e se comunicar com os amigos e familiares, a pessoa tende a se isolar socialmente. Com isso, os estímulos cerebrais ficam escassos e levam a um maior declínio cognitivo. Por isso, idosos com perda auditiva têm maiores probabilidades de desenvolverem demência e depressão.

Mas é importante lembrar que a perda auditiva não afeta somente idosos, mas também pode acometer crianças e adolescentes. Nesses casos, se não for tratada corretamente, a perda auditiva pode afetar o desempenho escolar e causar atrasos na aquisição da linguagem e prejuízos na aprendizagem. Por isso é fundamental ficar atento e buscar um especialista assim que identificar qualquer dificuldade de audição.

Volte ao mundo dos sons!

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos o paciente tem suporte completo para o tratamento e reabilitação auditiva. São mais de 13 anos de experiência e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo que atendem às suas necessidades auditivas até os acompanhamentos e ajustes necessários.

A ParaOuvir é representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal e oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva.

São cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Não perca tempo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Lego inova e lança boneco com aparelho auditivo

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!