Saiba como se proteger das infecções de ouvido no verão

07/01/2021 - Saúde auditiva

Com a chegada do verão, é comum as pessoas procurarem as piscinas, praias e cachoeiras para se refrescar, não é mesmo? Justamente por isso, nessa época do ano aumentam as infecções de ouvido causadas por germes e fungos presentes na água. Apesar de rotineira, a inflamação carrega sérios riscos para a audição e pode, em casos extremos, levar até mesmo à perda auditiva temporária ou permanente. Por isso é fundamental ficar atento e se proteger para evitar as infecções de ouvido.

Conhecida como otite, a infecção de ouvido mais comum é a chamada otite externa, que costuma ter como origem um ligeiro incômodo na parte de fora do ouvido. Esse incômodo, na maioria dos casos, evolui para uma forte dor de ouvido. Se não tratada rapidamente, a infecção tende a aumentar. Logo, é fundamental procurar um especialista nos primeiros sintomas para o diagnóstico e tratamento adequado.

A otite média, por sua vez, afeta a parte de trás do tímpano. Geralmente é decorrente de uma gripe ou resfriado. Nestes casos, a bactéria ou os vírus causadores da otite migram da garganta para o canal auditivo, causando acúmulo de secreção atrás do tímpano. Além das dores de ouvido, outros sintomas da otite são diminuição da audição, falta de apetite, secreção local e, em alguns casos, até mesmo febre.

Saiba como se prevenir

Algumas ações que ajudam a evitar a inflamação são secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho; evitar nadar e mergulhar em águas poluídas. É importante lembrar que não se deve utilizar hastes flexíveis, conhecidas popularmente como cotonetes. Além do risco de machucar, as hastes flexíveis podem retirar a cera protetora do ouvido.

O uso do tampão no ouvido é a principal opção para se proteger e evitar a otite. Anatômicos e confeccionados sob medida para crianças ou adultos, os tampões impedem a entrada de água no canal auditivo. Por isso, são muito utilizados por nadadores e pessoas que praticam esportes aquáticos com frequência.

Como dito acima, se não for diagnosticada e acompanhada de perto, a otite pode trazer graves e até evoluir para a perda da audição permanente. Isso acontece quando há acúmulo de catarro ou secreção no ouvido, rompimento do tímpano ou imobilização de um ou mais ossos do ouvido. O tratamento da otite, na maioria dos casos, é feito através de analgésicos via oral, antibióticos ou antifúngicos. A otite de verão deve ser tratada e geralmente não deixa sequelas permanentes. 

Aproveite o verão de forma segura

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece opções de tampões feitos de silicone antialérgico, transparentes ou coloridos, que bloqueiam o canal auditivo e não permitem a entrada de água, o que ajuda a prevenir a otite. A procura pelos tampões de ouvido aumenta de forma significativa nesta época do ano e a busca por esse tipo de proteção pode até dobrar. Por isso, garanta logo o seu.

Além disso, se a otite ou infecção de ouvido evoluir para a perda auditiva, seja temporária ou permanente, a ParaOuvir está pronta para te ajudar. Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 13 anos, contamos com estrutura completa, profissionais especializados e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva possível.

Representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial do segmento, a ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Perda auditiva é um dos principais fatores de risco da demência

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!