Dia Mundial da Audição alerta para os riscos da perda auditiva

03/03/2020 - Saúde auditiva

A audição é essencial em nosso cotidiano. Afinal, é através dela que ouvimos os sons do dia-dia e nos comunicamos com nossos amigos e familiares. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados para manter a saúde auditiva em dia. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar esse sentido tão importante, o dia 3 de março foi instituído como Dia Mundial da Audição.

Para celebrar a data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou sua nova campanha, intitulada “Não deixe a perda auditiva te limitar”. Aliás, a audição é uma preocupação constante da entidade. No ano passado, a OMS elegeu a surdez como uma das suas cinco prioridades para o século XXI. A surdez é considerada pela entidade a deficiência de maior impacto no índice de qualidade de vida da população, superando a deficiência visual, de locomoção e outras 345 doenças.

E mais. A incidência de perda auditiva tem crescido e a OMS calcula que até 2050 cerca de 900 milhões de pessoas, ou 1 em cada 10 habitantes, terão perda auditiva. São dois os motivos principais. O primeiro é a longevidade da população. Estudos científicos indicam que praticamente a metade da população acima dos 70 anos apresenta perdas auditivas significativas, mas que podem ser tratadas.

Outro fator que contribui para a perda de audição é a exposição frequente a ruídos elevados, principalmente entre os jovens. Dependendo do tempo de exposição e intensidade, o som alto mata as células ciliadas. Quando danificadas,  não são regeneradas pelo organismo. A exposição a ruídos com frequência superior a 85 decibéis pode gerar danos irreversíveis à audição.

#surdosqueouvem

A surdez também desperta atenção no Brasil. A escritora Paula Pfeifer criou o blog Crônicas da Surdez (https://cronicasdasurdez.com/) justamente para esclarecer dúvidas das pessoas com perda auditiva e levar informações sobre saúde auditiva, aparelhos auditivos e implantes coclear. Paula Pfeifer também lançou o projeto #SurdosQueOuvem, cujo objetivo é “promover a desmitificação da surdez e a informação sobre reabilitação auditiva”.

O projeto venceu o Facebook Community Leadership Program (programa global do Facebook voltado para apoiar líderes de comunidades de todo o mundo) como residente pela América Latina, com acesso a um fundo de até US$ 1 milhão para aplicar no projeto. Surdos Que Ouvem são pessoas com perda auditiva e que fazem uso de algum dispositivo eletrônico para ouvir com melhor qualidade sonora, seja aparelho auditivo, implante coclear ou outras próteses implantáveis.

Aparelho auditivo é o tratamento mais indicado

Para manter a saúde auditiva em dia a recomendação é fazer exames auditivos com frequência. A audiometria é o exame essencial para prevenção e tratamento de problemas auditivos. O exame realizado pelo fonoaudiólogo identifica possíveis alterações auditivas. A audiometria também fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, fundamentais para determinar o tratamento mais indicado.

Se você for diagnosticado com perda auditiva, é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes. Quanto antes a perda auditiva for tratada, menores serão os prejuízos. Adiar o tratamento da perda auditiva pode prejudicar o grau da perda auditiva e causar danos irreversíveis à saúde física e mental.

Na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. A prótese auditiva não restaura a audição, mas devolve para o usuário a capacidade de escutar com excelente qualidade sonora. Atualmente os aparelhos auditivos são desenvolvidos com tecnologia de última geração. Além disso, contam com inúmeras funcionalidades, que facilitam o seu dia a dia e proporcionam conforto e praticidade.

Você merece o melhor tratamento

Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 12 anos, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos está à disposição para lhe ajudar a ouvir todos os sons que o mundo tem a oferecer. Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe especializada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva possível.

A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, empresa líder mundial em soluções auditivas. Dispomos de uma infinidade de tipos e modelos de aparelhos auditivos. Agende uma consulta a uma de nossas unidades em Brasília e faça um teste grátis com o aparelho auditivo por 10 dias. Afinal, não deixe que a perda auditiva limite a sua vida!

Leia também: Aparelhos auditivos Marvel chegam ao Brasil. Faça um teste!

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!