Dicas para se comunicar em ambientes barulhentos

11/08/2020 - Saúde auditiva

Uma das principais dificuldades de quem tem perda auditiva é conseguir se comunicar em ambientes barulhentos, como bares, restaurantes ou mesmo reuniões de trabalho. Em situações como essas, compreender a fala pode ser um desafio, mesmo se estiver usando o aparelho auditivo. Com o ruído do ambiente, a fala pode chegar ao cérebro incompleta ou com som distorcido, exigindo melhor performance das habilidades auditivas e maior concentração. Confira no artigo algumas dicas para se sair bem.

O esforço auditivo para ouvir os sons em ambientes barulhentos pode causar fadiga e cansaço excessivo. É como se o cérebro tivesse que trabalhar o dobro para dar conta de ouvir. Ou seja, o esforço para compreender a fala em uma rua com trânsito carregado ou num restaurante lotado, pode aumentar ainda mais o cansaço de um dia exaustivo de trabalho.

A dificuldade em ouvir os sons e se comunicar em ambientes barulhentos pode fazer a pessoa com perda auditiva se isolar e evitar encontros sociais ou reuniões familiares. Para evitar que isso aconteça, conheça algumas ações que podem ajudá-lo a se comunicar melhor em locais barulhentos:

- Assuma a deficiência auditiva

Em primeiro lugar, é fundamental assumir a perda auditiva. Não há nenhum problema em ter dificuldades de audição. Porém, algumas pessoas evitam assumir a surdez, gerando frustrações e desentendimentos desnecessários. Deixe claro para as outras pessoas que você tem perda auditiva e peça a elas para falarem devagar e de frente a você.

- Aproxime-se da pessoa com quem está conversando

É comum em restaurantes ou jantares de família ficar distante das pessoas com quem está conversando, não é mesmo? Por isso tente ficar próximo da pessoa com quem quer falar. Isso facilita não só conseguir compreender a fala, mas também que você faça leitura labial. Essa estratégia é usada não apenas para quem tem perda auditiva. Mesmo pessoas com audição dentro dos padrões de normalidade costumam usar essa estratégia.

-Utilize os recursos da sua prótese auditiva

Aproveite a tecnologia do seu aparelho auditivo. A maioria deles conta com recursos de controle de ruído e foco em sons de fala. Vale a pena conversar com seu fonoaudiólogo e pedir para ele para obter o melhor ajuste possível da sua prótese auditiva para situações neste tipo de ambiente.

-Faça uso do microfone remoto

Diante das dificuldades de ouvir os sons em ambientes barulhentos, os microfones remotos são uma boa alternativa para facilitar a comunicação. O microfone envia os sons diretamente ao receptor conectado no seu ouvido. Assim, você recebe o som mais limpo, sem a interferência de ruído de fundo, facilitando a compreensão.

Tenha o melhor suporte!

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos o paciente tem suporte completo para o tratamento e reabilitação auditiva. São mais de 12 anos de experiência e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo até os acompanhamentos e ajustes necessários. Contamos ainda com estrutura completa e equipamentos de última geração.

A ParaOuvir é representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal e oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva.

Estamos presentes em cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Cinco medos relacionados ao uso dos aparelhos auditivos

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Como o aparelho auditivo atua na sua audição?

O aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Desenvolvido com tecnologi…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Lego inova e lança boneco com aparelho auditivo

Uma atitude que parece simples, mas é fundamental para a autoestima, afirmação e representatividade das crianças…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Sky Marvel: tecnologia revolucionária para a audição do seu filho

A perda auditiva afeta cerca de 32 milhões de crianças em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundia…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Entre em contatoFale conosco!