Será que é tarde demais para usar o aparelho auditivo?

22/02/2021 - Aparelhos auditivos

Uma dúvida muito comum entre os idosos que recebem o diagnóstico de perda auditiva e a indicação para o uso do aparelho auditivo é: será que não é tarde demais para usar o dispositivo? Muitas vezes ele pensa que com a idade avançada o aparelho não vai surtir efeito. Mas isso não é verdade. Pelo contrário. Não há idade limite para usar o aparelho auditivo, inclusive porque em algumas perdas auditivas os sintomas aparecem somente na terceira idade.

Além de devolver a capacidade de ouvir os sons com clareza, o aparelho auditivo traz outros benefícios para a saúde do idoso. Estudos científicos apontam que o uso aparelho auditivo é capaz de brecar o avanço da demência e auxilia a manutenção da capacidade mental da pessoa com deficiência auditiva. Logo, ajuda a manter em dia o raciocínio, a memória e os estímulos cerebrais.

E mais. Ao devolver ao usuário a capacidade de ouvir os sons e se comunicar perfeitamente, a prótese auditiva contribui para que o idoso volte a interagir em sociedade. Com dificuldade de escutar com clareza e se comunicar, principalmente em ambientes barulhentos, a pessoa com deficiência auditiva tende a se isolar e evitar compromissos sociais. Por isso, idosos com perda auditiva não tratada têm maiores probabilidades de desenvolverem depressão.

Por que não adiar o tratamento?

É importante reforçar que a perda auditiva não tratada traz uma série de problemas de saúde. Além das complicações relacionadas à perda de audição propriamente dita, como dificuldade em se comunicar, falar ao telefone ou assistir televisão, a deficiência auditiva não tratada pode prejudicar a saúde física e mental. Cansaço excessivo, depressão, redução da capacidade cognitiva e dificuldade de aprendizagem são alguns dos problemas associados.

A deficiência auditiva costuma ser uma doença progressiva e que ocorre lentamente ao longo dos anos. A privação auditiva causada pela falta de estímulos sonoros faz com que as partes do cérebro responsáveis pela audição simplesmente parem de funcionar. É como se o cérebro desaprendesse a escutar. Os sons chegam pelos ouvidos, mas é o cérebro que transforma esses impulsos elétricos na voz do seu filho ou no latido de um cachorro.

Portanto, é fundamental realizar exames periódicos e iniciar o tratamento assim que receber o diagnóstico de perda auditiva. O aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Os dispositivos atuais são discretos, desenvolvidos com tecnologia de última geração e que contam com uma série de funcionalidades que facilitam o dia-dia do usuário.

Excelência em reabilitação auditiva

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos o paciente tem suporte completo para o tratamento e reabilitação auditiva. São quase 15 anos de experiência e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo que atende às suas necessidades auditivas até os acompanhamentos e ajustes necessários.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva.

A ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Não perca mais tempo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Como a perda auditiva afeta a sua saúde física e mental?

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!