Entenda o passo a passo do processo de reabilitação auditiva

04/05/2021 - Saúde auditiva

Se você receber o diagnóstico de perda auditiva, é comum ter uma série de dúvidas sobre o tratamento adequado e os caminhos para uma plena e efetiva reabilitação auditiva. Essas dúvidas são naturais, mas o mais importante é saber que na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e excelente qualidade.

Após o diagnóstico de perda auditiva, o primeiro passo para o processo de reabilitação é procurar um fonoaudiólogo com especialização em Audiologia. O profissional escuta as queixas, a história da deficiência auditiva e os caminhos que levaram o paciente até ali. Tudo isso é fundamental para o fonoaudiólogo conhecer o histórico do paciente.

Em seguida, o especialista avalia os exames auditivos, identifica o grau e tipo da perda auditiva e tira todas as dúvidas e expectativas que o paciente possa ter sobre o tratamento e o uso do aparelho auditivo. O terceiro passo é definir o tipo de aparelho auditivo mais adequado para a sua perda auditiva. A escolha do dispositivo é baseada no exame auditivo, anatomia do ouvido, as queixas e estilo de vida do paciente.

Teste e adaptação ao aparelho auditivo

Definido o tipo e o modelo do aparelho auditivo que atendem às demandas auditivas do paciente, antes de efetivar a compra é possível fazer uma experiência domiciliar com o equipamento durante sete dias. A prática é ideal para o usuário conhecer o funcionamento e benefícios do aparelho auditivo e ter uma noção do que esperar com o uso do dispositivo.

A última etapa do processo é o período de adaptação ao aparelho auditivo. Não há um tempo específico e a adaptação vai depender de cada paciente. É importante ter paciência e persistência. Utilizar o aparelho auditivo o máximo de tempo possível tornará o período de adaptação mais rápido e deixará os sons mais naturais. No início o paciente pode sentir o som muito alto e ter dificuldade de ouvir em ambientes muito barulhentos.

Mas não se preocupe. Com o passar do tempo os sons se tornarão naturais, desde que sejam realizados os ajustes necessários no aparelho auditivo. Por isso, o acompanhamento oferecido no centro auditivo é fundamental para sua adaptação.  Mesmo depois do período de adaptação é preciso manter o acompanhamento frequente com o fonoaudiólogo para fazer os ajustes e avaliar um possível aumento da perda auditiva.

Procure um centro auditivo de excelência

A dica fundamental para ter uma plena e efetiva reabilitação auditiva é procurar um centro auditivo de excelência. Com quase 15 anos no mercado, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos conta com estrutura completa, equipamentos de última geração e um atendimento exclusivo e personalizado. Tudo para fazer da sua experiência auditiva a melhor possível.

Além disso, a ParaOuvir conta com fonoaudiólogos qualificados, que passam por constantes atualizações. Por fim, a ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Por isso oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, ideais para atender as demandas de cada paciente.

Não descuide da sua audição. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília e ouça os sons que a vida tem a oferecer. São seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Centro Médico Vitrium (Asa Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). 

Leia também: Pandemia aumenta os casos de pacientes com zumbido no ouvido

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!