Estresse causado pelo isolamento pode prejudicar a audição

30/04/2020 - Saúde auditiva

Estudos realizado nos Estados Unidos indicam uma tendência de aumento nos níveis de estresse por causa do isolamento social. Um dos principais problemas de saúde da vida moderna, o estresse pode trazer uma série de prejuízos à saúde, incluindo a audição. Por isso, durante esse período de isolamento a recomendação é adotar medidas simples e que ajudam a reduzir o estresse.

O estresse elevado e crises de ansiedade estão entre as condições médicas que podem desencadear o zumbido no ouvido. O zumbido é aquele barulho insistente e incômodo no ouvido, que surge de repente mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. Ao contrário do que muita gente pensa, o zumbido no ouvido não é uma doença, mas um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde. O zumbido pode ser um sintoma de perda auditiva.

E não é só isso. Já perdeu a capacidade de ouvir os sons momentaneamente em situações de estresse elevado? Estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceira com especialistas da Oxford Brookes University, da Inglaterra, relacionaram esse fenômeno com a alteração do ritmo cardíaco causada pelo estresse. De acordo com a pesquisa, a atividade cerebral relacionada à atenção auditiva segue o ritmo cardíaco. Ou seja, a alteração na frequência do coração causado pelo estresse compromete diretamente a capacidade de atenção para perceber os sons.

Exercícios físicos reduzem o nível de estresse

A prática regular de atividades físicas é uma das principais recomendações para reduzir os níveis de estresse. Os exercícios físicos produzem hormônios que ajudam a reduzir estresse, como o cortisol e o glucagon. O primeiro tem efeitos anti-inflamatórios e o segundo ajuda a regular os índices de glicose no organismo.

Outra ação que ajuda a reduzir o estresse e consequentemente reduz os riscos de problemas auditivos é a meditação. A prática é reconhecida como importante exercício para reduzir o estresse da vida moderna. Quando meditamos acalmamos nosso cérebro, dando a ele uma tranquilidade para assimilarmos melhor as informações.

Afinal de contas, nós ouvimos com o cérebro, e não com os ouvidos. Os ouvidos recebem os estímulos sonoros e transmitem ao cérebro, mas é esse importante órgão do sistema nervoso quem traduz o som. Portanto, praticando meditação o cérebro estará mais descansado e pronto para trabalhar com mais eficiência para escutar os sons. Ou seja, cuidando da saúde mental, você cuidará da saúde auditiva!

Estamos funcionando!

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos reabriu as unidades, com horário de funcionamento reduzido, das 9h às 17h. É importante ressaltar que os serviços de saúde que prestamos são considerados essenciais à população. Por isso, a legislação autoriza o funcionamento de clínicas médicas durante o período de isolamento social.

Vale lembrar que adotamos todos os cuidados recomendados para biossegurança dos nossos colaboradores e dos pacientes, como higiene e limpeza das unidades, pias para lavagem das mãos, álcool gel e uso de luvas e máscaras nos atendimentos. Portanto, seguimos todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Além disso, os atendimentos serão feitos somente com horário marcado e com intervalo espaçado entre um paciente e outro. Tudo para evitar que os pacientes fiquem aguardando na recepção e tenham contato próximo com outras pessoas. O intervalo ainda é necessário para que a desinfecção da sala seja realizada.

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!