Fogos de artifício podem prejudicar sua audição. Saiba como se proteger!

30/12/2020 - Saúde auditiva

A queima de fogos de artifício é tradicional nas comemorações de final de ano. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, não esse ano não deve ser diferente, embora deva ocorrer em menor escala. O problema é que o barulho causado pela queima dos artefatos pirotécnicos pode trazer prejuízos à audição e até mesmo resultar em perda auditiva temporária ou definitiva. Por isso é importante proteger a audição para não entrar 2021 com dificuldades auditivas.

Os danos à saúde auditiva acontecem por causa do forte barulho causado pela explosão dos fogos de artifício. O som emitido pelos rojões e artefatos pode atingir de 100 a 150 decibéis (dB), nível acima do limite recomendável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda evitar sons contínuos acima de 85 dB.

O forte barulho causado pela queima de fogos percorre todo o ouvido e atinge as células da cóclea, cuja função é converter as ondas sonoras mecânicas em impulsos elétricos, que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. Esse estrondo mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. É o chamado trauma acústico.

“É comum nessa época os acidentes em decorrência do uso dos fogos. Um deles é o trauma acústico, que acontece quando a pessoa deixa os fogos muito próximo aos ouvidos. A alta intensidade da explosão causa uma lesão nas estruturas do ouvido. Na maioria dos casos é uma lesão permanente. Ela vai ficar com uma perda auditiva para o resto da vida e vai precisar utilizar o aparelho auditivo”, explica Cristina Batista, gerente de Atendimentos da ParaOuvir Aparelhos Auditivos.

Como proteger a sua audição

Para evitar danos à saúde auditiva, a recomendação é manter-se distante da explosão dos fogos de artifício. A distância de segurança para os adultos é de pelo menos 15 metros, enquanto as crianças devem ficar a no mínimo 50 metros da queima dos fogos. Porém, quanto mais longe a pessoa estiver da fonte do som, menores serão os riscos à audição.

Entretanto, em algumas situações é impossível ficar distante da queima de fogos de artifício. Nestes casos, a alternativa é utilizar um filtro contra ruído, que protege a audição contra o barulho excessivo. Os filtros eliminam os ruídos indesejados, mas preservam os sons da fala. Portanto, não dificulta a comunicação com os amigos ou familiares.

“A principal orientação é que a pessoa fique distante de onde vai acontecer a explosão. Se não for possível ficar distante, use um protetor auditivo para minimizar esse impacto e evitar que essa alta intensidade chegue de uma só vez ao ouvido. Dessa maneira você vai poder curtir o Réveillon de maneira segura”, recomenda Cristina.

Aparelho auditivo é a principal solução

O uso do aparelho auditivo é o tratamento indicado na maioria dos casos de perda auditiva causada por trauma acústico. A prótese auditiva devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza e se comunicar com os amigos e familiares. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos são pequenos, discretos e com fácil manuseio. Além disso, contam com inúmeras funcionalidades, que facilitam o seu dia-dia.

Com experiência de mais de 13 anos no mercado, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece uma grande variedade de aparelhos, ideais para as necessidades auditivas de cada paciente. Além disso, contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva.

Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades e mantenha-se em sintonia com o mundo dos sons. São cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). 

Leia também: Perda auditiva é um dos principais fatores de risco da demência

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!