Lego inova e lança boneco com aparelho auditivo

15/10/2020 - Aparelhos auditivos

Uma atitude que parece simples, mas é fundamental para a autoestima, afirmação e representatividade das crianças com deficiência auditiva. A Lego, fabricante dinamarquesa de brinquedos, lançou um boneco com deficiência auditiva e que faz uso de aparelho auditivo. O brinquedo integra a linha Lego City Main Squar, uma cidade completa, com lojas de doce, banco, ambulância e carro da polícia.

É muito comum que as crianças com deficiência auditiva não se percebam representadas em seus brinquedos ou personagens favoritos. Isso a desestimula a utilizar o aparelho auditivo e aumenta o receio da criança ser discriminada pelos colegas. Afinal, ao não se enxergar nos brinquedos, ela se sente diferente e inferior às demais crianças de sua convivência.  

Felizmente, a Lego reconhece a importância da criança se ver representada em seus brinquedos. A empresa tem um histórico de lançar brinquedos acessíveis. Há quatro anos, a Lego deu luz aos cadeirantes e criou um menino em uma cadeira de rodas. Segundo a fabricante, o objetivo é que cada um de seus pequenos fãs se imaginem como parte da aventura e sintam-se representados.

“Estamos comprometidos em desenvolver nossos conjuntos de forma a garantir que sejam representativos do mundo em que as crianças vivem. Portanto, continuaremos incluindo mini figuras que retratam pessoas com diversas idades, profissões, gêneros e características”, afirmou a Lego, em comunicado.

Boneca e personagens da Disney e Marvel

A boa notícia é que a Lego não é o primeiro e nem o único fabricante de brinquedo a tomar essa decisão. Há pouco tempo, a Mattel lançou uma boneca com deficiência auditiva e que utiliza a prótese. A boneca Joss faz parte da linha Girl of the Year (Garota do Ano), considerado o principal produto de vendas do ano.

A crianças que usam aparelho auditivo também se viram representadas nos cinemas e nas histórias em quadrinhos. O filme Toy Story 4, animação da Disney lançado no ano passado, conta com um personagem com perda auditiva e que utiliza implante coclear. O dispositivo é implantado na cóclea, parte do ouvido responsável por receber sons. Do lado de fora, o microfone capta o som e transmite para o processador, que transforma os sons em impulsos elétricos. Esses impulsos estimulam as células auditivas e o cérebro perceber o estímulo como um som.

Há alguns anos, a Marvel, maior editora de histórias em quadrinhos do mundo, criou o Blue Ear (Orelha Azul). O super-herói é um garotinho deficiente auditivo, cujo nome foi inspirado em um modelo de um aparelho auditivo. O mais interessante é que o personagem foi criado para motivar um garoto de quatro anos que se recusava a usar o seu aparelho.

Os prejuízos da perda auditiva

As crianças com perda de audição podem apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem e comunicação, além de ter dificuldades de aprendizagem. Identificar a deficiência auditiva o mais rápido possível é fundamental para determinar um bom prognóstico. Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, menores serão os impactos nas etapas do desenvolvimento da criança.

Se o seu filho for diagnosticado com perda auditiva, na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo devolverá a ele a capacidade de ouvir todos os com sons com clareza. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos está pronta para oferecer todo o suporte necessário. Contamos com estrutura completa, equipamento de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva a seu filho!

A ParaOuvir é representante oficial no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. A Phonak conta com uma linha de aparelhos auditivos desenvolvida especialmente para as crianças. O aparelho auditivo Sky Marvel possui uma entrada de áudio ideal para o desenvolvimento da fala e da linguagem, com funcionalidades simples. Agende uma visita a uma de nossas unidades e conheça de perto a tecnologia que permitirá a seu filho explorar o mundo!

Leia também: Por que é importante usar o aparelho auditivo o quanto antes?

Postagens recentes

Saúde auditiva

Por que perdemos a audição à medida que envelhecemos?

A perda auditiva afeta pessoas de todas as idades, desde crianças, adultos e até bebês. No entanto, a dificuldade…

Saiba mais

Saúde auditiva

Zumbido: Novembro Laranja alerta para o diagnóstico e tratamento precoce

Já sentiu um barulho incômodo e insistente no ouvido, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente? Se a respos…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Como fazer a higienização do Roger na volta às aulas presenciais?

As escolas particulares de Brasília (DF) iniciaram a flexibilização do isolamento social e retornaram às aulas p…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Entre em contatoFale conosco!