Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

20/07/2021 - Saúde auditiva

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas que sofrem com esse barulho incômodo e desagradável não recebe tratamento. Foi o que apontou pesquisa da empresa irlandesa de dispositivos médicos, Neuromod Devices Ltd. Segundo o levantamento, mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido no Reino Unido nunca receberam nenhum tratamento para sua condição.

A pesquisa entrevistou 251 pessoas com zumbido em todo o Reino Unido e descobriu que 76,1% dos entrevistados nunca se submeteram a nenhum tratamento de zumbido.  O estudo revelou ainda que 67,7% dos entrevistados não se sentem devidamente informados sobre o zumbido. Outros 28,3% dos entrevistados não se sentiam informados sobre suas opções de tratamento e 30,3% disseram que estavam “um tanto desinformados”.

“Nossa pesquisa mostra que há um claro abismo no conhecimento dos tratamentos para zumbido em pessoas que sofrem dessa condição debilitante. Isso pode decorrer do fato de que muitas pessoas com zumbido nunca procuram qualquer forma de tratamento para ele”, afirmou Ross O'Neill, CEO da Neuromod Devices.

Tratamentos para o zumbido

O zumbido é caracterizado por barulho insistente, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente, semelhante ao som de um apito, cigarra ou cachoeira. No Brasil, a estimativa é que cerca de 30 milhões sofram com o zumbido. Enquanto algumas pessoas convivem com o problema sem nem sequer perceber, para outras o zumbido chega a ser insuportável.

Felizmente o problema tem tratamento. No entanto, é fundamental procurar um especialista assim que sentir os sintomas e investigar as causas do problema, já que os motivos são variados. As principais causas do zumbido vão desde a perda auditiva, até alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos.

O tipo de tratamento vai depender do diagnóstico do otorrinolaringologista. O primeiro passo é se submeter a um exame de audiometria para identificar se o zumbido é motivado por um problema auditivo. A seguir, normalmente é solicitado pelo otorrinolaringologista a acufenometria, realizado pelo fonoaudiólogo para identificar o tipo e a intensidade do zumbido no ouvido. A avaliação é indispensável para a indicação do tratamento correto do zumbido no ouvido.

Alívio ao alcance das suas mãos

Se as causas para o zumbido forem problemas auditivos, nós podemos ajudar. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos disponibiliza aos pacientes o portfólio Phonak para o tratamento do zumbido no ouvido, que conta com uma linha completa de aparelhos auditivos com recurso Tinnitus Balance.

Além disso, contamos com uma equipe altamente especializada de fonoaudiólogos. O atendimento é personalizado e exclusivo, de acordo com a demanda auditiva de cada paciente. O objetivo é proporcionar a mais completa experiência auditiva e o alívio para o incômodo e desagradável zumbido no ouvido.

Não perca tempo e agende uma consulta à unidade mais próxima. A ParaOuvir está presente em seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Centro Médico Vitrium (Asa Sul) e Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Pandemia aumenta os casos de pacientes com zumbido no ouvido

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!