Menopausa pode causar perda auditiva e zumbido?

12/05/2021 - Saúde auditiva

Uma dúvida muito comum entre as mulheres da terceira idade é se a menopausa e a terapia hormonal podem causar problemas auditivos como zumbido ou perda auditiva. Os pesquisadores ainda estão tentando responder a essa questão. Resultados preliminares de um estudo realizado pelo Hospital Brigham and Women's de Boston, nos Estados Unidos, indicam que a terapia hormonal pode aumentar os riscos de desenvolver perda auditiva.

Os pesquisadores analisaram os dados de mais de 47 mil enfermeiras ao longo de 22 anos. A conclusão é que o uso de terapia hormonal por cinco a dez anos aumentava o risco de perda auditiva em 15% em comparação com uma mulher que não fazia uso da prática. O risco aumentou de acordo com o tempo de terapia hormonal. Além disso, a análise também descobriu que as mulheres que passam pela menopausa em uma idade mais avançada, têm um risco maior de perder a audição.

Os cientistas apontam que a audição pode mudar ao entrar na menopausa. As quedas no estrogênio, o hormônio feminino, podem desencadear sintomas como ondas de calor – sintoma bastante comum entre as mulheres com menopausa. O estrogênio desempenha um papel em todo o corpo, incluindo músculos e ossos, coração, cérebro e sistema reprodutivo. Os receptores de estrogênio estão presentes nas células do ouvido e nas vias auditivas. Mas ainda não se sabe exatamente como o estrogênio afeta a audição. É justamente essa relação que o estudo pretende descobrir.

Período de transição pode causar zumbido no ouvido

Outro problema auditivo que pode atingir as mulheres na entrada da menopausa é o zumbido no ouvido, barulho incômodo e persistente, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. O problema afeta milhares de pessoas de todas as idades e não indica, necessariamente, que o indivíduo acometido pelo zumbido tenha também perda auditiva.

De acordo com o estudo, algumas mulheres podem sentir zumbido ao iniciar a terapia hormonal para a perimenopausa – período de transição para a menopausa. Por outro lado, os estudos também mostraram que a terapia hormonal pode, com o tempo, ter efeito contrário e reduzir a taxa de zumbido.

Por isso, a indicação é tomar os medicamentos para terapia hormonal apenas pelo tempo necessário. Naturalmente, o período deve ser indicado pelo seu médico. Outras medidas para prevenir a perda auditiva são evitar a exposição a ruídos elevados por um longo período de tempo e evitar o uso de remédios ototóxicos, que podem prejudicar a sua audição.

Mantenha-se sintonizado com o mundo dos sons!

Se apesar de todos os cuidados você for diagnosticado com perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos. A prótese auditiva não restaura a audição, mas oferece ao usuário as condições de ouvir os sons com excelente capacidade sonora e manter-se conectado com o mundo.

Referência em prevenção e reabilitação auditiva, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos está presente no segmento de soluções auditivas há quase 15 anos. Contamos com estrutura completa, atendimento personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva.

Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons. Estamos presentes em seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Edificio Med Center (Asa Norte) e Centro Clínico Vitrium (Asa Sul). Não deixe a perda auditiva limitar a sua vida!

Leia também: Entenda o passo a passo do processo de reabilitação auditiva

 

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!