Zumbido: Novembro Laranja alerta para o diagnóstico e tratamento precoce

11/11/2020 - Saúde auditiva

Já sentiu um barulho incômodo e insistente no ouvido, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente? Se a resposta for positiva, você pode sofrer de zumbido no ouvido. O problema é comum e afeta milhares de pessoas de todas as idades, embora seja mais frequente entre os idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 280 milhões de pessoas no mundo sofrem com o problema. No Brasil, a estimativa é que 30 milhões tenham zumbido. Para reforçar a importância do diagnóstico e tratamento precoce, foi instituída há mais de 10 anos a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja.

É importante lembrar que o zumbido não é uma doença, mas um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde. O som é semelhante ao ruído de um apito, cigarra ou cachoeira e pode ocorrer em um ou nos dois ouvidos. A sensação de desconforto causada pelo zumbido varia. Algumas pessoas convivem com o problema por anos sem nem se dar conta. No entanto, para outras pessoas o zumbido chega a ser insuportável.

Independente do desconforto, é fundamental buscar uma avaliação médica assim que sentir os primeiros sinais do problema. As causas são variadas e podem ter origem em alterações no metabolismo, cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos, ou até mesmo problemas musculares. Entretanto, na maioria dos casos está relacionado a problemas auditivos, como infecções ou lesões no ouvido, excesso de cera ou mesmo perda auditiva temporária ou permanente

Existem exames específicos que podem medir a intensidade e a frequência do zumbido. Para avaliar se o zumbido está relacionado à problemas auditivos, o paciente é submetido à audiometria, exame que fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva. Após a audiometria, normalmente é solicitado pelo otorrinolaringologista a acufenometria, exame realizado pelo fonoaudiólogo para identificar o tipo e a intensidade do zumbido no ouvido.

Soluções auditivas auxiliam no tratamento

Embora as causas sejam variadas, em cerca de 90% dos casos o zumbido está relacionado a problemas auditivos. O tipo de tratamento vai depender do diagnóstico do otorrinolaringologista. A solução para acabar com o problema pode ser o uso medicamentos, terapias, ou aparelhos auditivos. É importante reforçar, no entanto, que é fundamental tratar as causas, não apenas os sintomas.

O uso de aparelho auditivo é fundamental para acabar ou ao menos minimizar o problema, proporcionando ao paciente um alívio na sensação desconfortável do zumbido. Líder mundial em soluções auditivas, a Phonak conta com um portfólio exclusivo para o tratamento do zumbido no ouvido. São três elementos fundamentais para o tratamento do zumbido: aparelho auditivo; gerador de ruído e o aplicativo Phonak Tinnitus Balance.

O aparelho auditivo melhora a capacidade auditiva e diminui a percepção do zumbido. O gerador de ruído é uma ferramenta integrada ao aparelho, que emite um som suave que se confunde com o ruído de fundo e tira o foco do paciente no zumbido. Já o Phonak Tinnitus Balance funciona como uma terapia sonora, na qual os usuários podem selecionar sons padrão ou canções de sua própria biblioteca de música e usar a opção de temporizador para ajudá-los a adormecer.

Alívio do zumbido ao seu alcance

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos disponibiliza aos pacientes todas essas soluções auditivas para o tratamento do zumbido no ouvido. O atendimento é personalizado e exclusivo, de acordo com a demanda auditiva de cada paciente. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes a melhor experiência auditiva possível, com conforto e resolutividade.

Além disso, contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que fazem ajustes precisos para obter o máximo desempenho do seu aparelho auditivo. O alívio de zumbido está ao seu alcance. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília e abandone de uma vez por todas esse incômodo.

Estamos presentes em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). 

Leia também: Saiba por que você deve usar aparelhos auditivos em casa

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!