O que é a perda auditiva nas altas frequências?

18/01/2021 - Saúde auditiva

Já ouviu falar sobre a perda auditiva nas altas frequências, conhecida também como “surdez parcial”? Caracterizada pela dificuldade de ouvir os sons agudos e que surgem no final de frequências, é definida como a perda de audição que ocorre entre 2000 Hertz e 8000 Hertz. Em casos como esses, é comum as pessoas terem dificuldade para entender vozes femininas e de crianças, o canto dos pássaros ou mesmo uma música, por exemplo.

As causas podem ser genéticas, a exposição frequente a ruídos ou o envelhecimento natural do ser humano. Por isso essa situação pode afetar pessoas de qualquer idade, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos. No entanto, a incidência é mais comum entre os indivíduos da terceira idade.

Na maioria dos casos, as pessoas com perda auditiva nas altas frequências não escutam algumas consoantes que são faladas em um tom mais alto. As pessoas que sofrem com essa situação são capazes de escutar normalmente sons como o de um trovão, mas têm dificuldades em ouvir sons que contenham consoantes como F, S ou Z.

Você deve estar se perguntando por que isso acontece. A perda auditiva nas altas frequências ocorre quando as minúsculas células auditivas sensoriais da cóclea, localizada no ouvido interno, são danificadas. Essas células ciliadas, conhecidas como estereocílios, são responsáveis por traduzir os sons que seus ouvidos coletam em impulsos elétricos, que o cérebro acaba interpretando como sons reconhecíveis.

Prevenção e tratamento

Algumas ações podem ajudar a prevenir a perda auditiva nas altas frequências causada pela exposição a ruídos excessivos por um longo período. Mantenha os dispositivos eletrônicos em volume baixo. Quando for ouvir música ou assistir a filmes e séries com fone de ouvido, nunca coloque o som no volume máximo. E, de preferência, intercale o uso do fone de ouvido com pequenos intervalos.

Tampões para os ouvidos, fones de ouvido com cancelamento de ruído ou simplesmente mover-se para uma área mais silenciosa são formas eficazes de preservar a sua audição e reduzir a exposição a ruídos que podem prejudicar a audição. Dar um descanso aos seus ouvidos após uma exposição prolongada a sons altos também pode ser útil.

O tratamento indicado na maioria dos casos é o uso do aparelho auditivo, que funciona muito bem para esse tipo de perda auditiva. O dispositivo amplifica as ondas sonoras para que uma pessoa possa ouvir perfeitamente os sons de todas as frequências. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos são programados para amplificar apenas os sons necessários para a comunicação do usuário, reduzindo o ruído de fundo.

Procure quem é referência em prevenção e reabilitação auditiva

Algumas questões podem ajudar a identificar se você sofre com o problema: você tem dificuldades para acompanhar uma conversa quando muitas pessoas falam ao mesmo tempo? Tem a sensação de que a voz parece abafada? Tem mais facilidade para ouvir vozes masculinas do que femininas? Se você respondeu positivamente a essas questões, a recomendação é procurar um otorrinolaringologista.

Caso a perda auditiva seja diagnosticada, nós podemos te ajudar. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 13 anos. Oferecemos aos nossos pacientes um atendimento personalizado, com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Representante oficial no Distrito Federal da Phonak, empresa suíça líder mundial do segmento, contamos com as mais modernas tecnologias em aparelhos auditivos, que atendem às necessidades auditivas de cada paciente.

Para maior conforto e comodidade dos nossos pacientes, a ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia tambémSaiba como se proteger das infecções de ouvido no verão

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!