OMS publica o primeiro 'Relatório Mundial sobre a Audição'

16/03/2021 - Saúde auditiva

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 2 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no início do mês o “Relatório Mundial sobre a Audição”, primeiro estudo do tipo realizado pela entidade. O estudo fez um raio x da perda auditiva no mundo e estima que cerca de 2,5 bilhões de pessoas viverão com algum grau de perda auditiva até 2050 – um quarto da população mundial. De acordo com a OMS, deste montante pelo menos 700 milhões precisarão de acesso a cuidados auditivos e outros serviços de reabilitação.

O estudo da OMS concluiu que a maioria dos países ainda não têm os cuidados auditivos integrados aos sistemas nacionais de saúde. Logo, o acesso a tratamento de problemas de audição é extremamente limitado, especialmente nos países mais pobres. Apesar da precariedade, a entidade calcula que o investimento em cuidados com a audição seria vantajoso. Os governos podem esperar um retorno de quase US$ 16 para cada US$ 1 investido, estima a OMS.

“Nossa capacidade de ouvir é preciosa. A perda auditiva não tratada pode ter um impacto devastador na capacidade das pessoas de se comunicarem, estudarem e ganharem a vida. Também pode afetar a saúde mental das pessoas e sua capacidade de manter relacionamentos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Maioria das causas da perda auditiva em crianças poderia ser evitadas

Uma informação impactante apresentada pelo relatório da OMS diz respeito às causas da perda auditiva em crianças. Segundo o estudo da entidade, 60% das ocorrências poderiam ser evitadas por meio de medidas relativamente simples, como imunização para prevenção da rubéola e meningite, além de melhoria dos cuidados maternos e neonatais, triagem e tratamento precoce de otite média - doenças inflamatórias do ouvido médio.

O relatório da OMS reforça que identificar o problema é o primeiro passo para lidar com problemas de audição e doenças auditivas relacionadas. E após identificada e diagnosticada a perda auditiva, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível. A entidade reforça que o aparelho auditivo é o principal tratamento para a perda auditiva.

“As tecnologias auditivas, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, quando acompanhadas por serviços de suporte adequados e terapia de reabilitação, são eficazes e econômicas e podem beneficiar crianças e adultos”, afirma o relatório da OMS.

Venha para o maior centro auditivo do DF!

Conforme indicado pela OMS, se você for diagnosticado com perda auditiva o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. O dispositivo não restaura a audição, mas devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza, com o menor esforço, reduzindo a fadiga e a falta de energia no final do dia. Além de ajudar a manter o cérebro ativo.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios e demais soluções auditivas. Contamos ainda com equipamentos de última geração, atendimento personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva e facilitar o seu dia-dia.

A ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e permita que seu filho escute os sons da vida!

Leia também: 5 dicas para pessoas com deficiência auditiva no trabalho remoto

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!