Quais os 5 perigos de ignorar a perda auditiva?

07/07/2020 - Saúde auditiva

O envelhecimento é a causa mais comum de perda auditiva e afeta mais da metade das pessoas acima de 65 anos. A perda auditiva na terceira idade é chamada de presbiacusia e decorre da degeneração fisiológica natural do ser humano. Mas você sabia que ignorar a perda auditiva pode ser arriscado para a sua saúde? Além das dificuldades de audição propriamente ditas, como dificuldade de compreender a fala ou ouvir a TV, a perda auditiva traz uma série de prejuízos à saúde física e mental dos idosos.

O tema tem chamada a atenção por causa do envelhecimento acelerado da população mundial. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas idosas no Brasil será maior que o de crianças a partir de 2039. Em 2060, um em cada quatro brasileiros terá 65 anos ou mais. Logo, é fundamental entender as consequências do aumento da expectativa de vida e como será possível proporcionar melhores condições de saúde para essas pessoas.

Para que você entenda melhor o assunto e conheça os perigos de ignorar a perda de audição, confira cinco principais consequências para a sua saúde:

  • Piora da perda auditiva

Normalmente a perda auditiva acontece de forma gradativa. Na maioria dos casos, o paciente vai criando alternativas para suprir a dificuldade de ouvir os sons com clareza. Como, por exemplo, evitar reuniões ou encontros em ambientes barulhentos ou mesmo praticar a leitura labial. No entanto, com o passar do tempo a condição de escuta se deteriora. Logo, essas estratégias não surtirão mais efeito. Conclusão: se você tiver algum tipo de perda auditiva, mas adiar o uso da prótese, são grandes as chances da sua deficiência aumentar.
  • Declínio cognitivo

Estudos científicos indicam que a capacidade cognitiva se deteriora com a idade. A perda auditiva, por exemplo, pode afetar a capacidade cognitiva dos idosos. Isso acontece porque a diminuição dos sons que entram pelos ouvidos encurta as atividades cerebrais, reduzindo o processamento das informações através da audição. O aparelho auditivo ajuda a retardar o declínio cognitivo. O dispositivo proporciona ao cérebro voltar a receber estímulos sonoros e reduz esse processo. Ou seja, a audição mantém o cérebro ativo e funcionando.

  • Desenvolvimento de demência

Outro risco de ignorar a perda auditiva é desenvolver demência. A doença cerebral causa diminuição da capacidade de raciocínio e memória. Além do uso do aparelho auditivo, o treinamento auditivo também contribui para estimular a atenção e memória em pacientes que apresentam comprometimento cognitivo, reduzindo os riscos de desenvolver demência. Segundo pesquisa realizada pela Faculdade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de desenvolver demência aumentam em 27%.

  • Isolamento

Ao encontrarem muitas dificuldades de compreender corretamente algumas palavras ou frases, principalmente em ambientes barulhentos, muitos idosos passam a ter receio de conversar com outras pessoas. Eles sentem vergonha de pedir para as pessoas repetirem frequentemente o que acabaram de dizer. Por isso evitam encontros familiares e reuniões sociais e passam a se isolar socialmente. Essa situação de isolamento tende a se agravar ainda mais nesse momento de pandemia em que estamos vivendo.

  • Depressão

A depressão é um mal que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença tem origem em questões como ansiedade, estresse e isolamento social. Como explicado acima, este último caso pode estar diretamente relacionado à perda auditiva. Ou seja, o isolamento social para evoluir para a depressão. Portanto, tratar a perda auditiva permite ao paciente voltar a conviver em sociedade e a se comunicar com os amigos e familiares, reduzindo os riscos de desenvolver a depressão causada pelo isolamento social.

Referência em reabilitação auditiva

Ficou claro como ignorar a perda auditiva traz uma série de prejuízos para a saúde como um todo. Por isso, não deixe de iniciar o tratamento o quanto antes. Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos o paciente tem suporte completo para o tratamento e reabilitação auditiva. São mais de 12 anos de experiência e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo até os acompanhamentos e ajustes necessários.

A ParaOuvir é representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal e oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva. Não perca tempo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Iphone terá ferramenta de acessibilidade para alarmes e campainhas

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!