Pandemia aumenta os casos de pacientes com zumbido no ouvido

27/04/2021 - Saúde auditiva

A pandemia de covid-19 trouxe uma série de prejuízos à saúde. Um dos problemas causados pelo novo coronavírus é o zumbido, barulho incômodo e persistente no ouvido, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. Foi o que apontou pesquisa realizada pela Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, com apoio das Associações Britânica e Americana de Zumbido. De acordo com o estudo, 40% das pessoas que apresentam sintomas de covid-19 relatam simultaneamente uma piora no zumbido.

A pesquisa foi realizada com 3.103 pessoas de 48 países e publicada na revista Frontiers in Public Health. Além das pessoas que já conviviam com o problema e sentiram uma piora após testarem positivo para a doença, outra parcela relatou que sua condição foi inicialmente desencadeada pelo desenvolvimento dos sintomas.

Os pesquisadores suspeitam que entre os motivos para esse aumento está a rotina ao “novo normal”. Aulas online, teletrabalho, excesso de tempo em frente ao computador ou ao celular e consumo de café podem desencadear o zumbido. Além disso, problemas como medo de perder o emprego, solidão, ansiedade e insônia são outros fatores que contribuem para o zumbido, suspeitam os cientistas.

“Algumas das mudanças trazidas pelo covid-19 parecem ter tido um impacto negativo na vida das pessoas com zumbido e os participantes deste estudo relataram que os sintomas do COVID-19 estão piorando ou, em alguns casos, até iniciando zumbido e perda auditiva. Isso é algo que precisa ser examinado de perto pelos serviços clínicos e de suporte”, afirmou Eldre Beukes, principal autor da pesquisa, em nota.

Tratamentos para o zumbido

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge 280 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 30 milhões sofram com o zumbido. As principais causas do zumbido vão desde a perda auditiva, até alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos.

O tipo de tratamento vai depender do diagnóstico do otorrinolaringologista. Se a causa for auditiva, o uso do aparelho auditivo pode ajudar. É muito comum que o paciente tenha queixa de zumbido sem perceber que tem dificuldade auditiva. Outro equipamento que auxilia no tratamento do zumbido é o gerador de ruído. Integrada ao aparelho auditivo, a ferramenta é útil por emitir um som suave que se confunde com o ruído de fundo e tira o foco do paciente no zumbido.

Por fim, a terceira solução para o zumbido é o aplicativo Phonak Tinnitus Balance, disponível para iOs e Android. A ferramenta interativa funciona como uma terapia sonora, na qual os usuários podem selecionar sons padrão ou canções de sua própria biblioteca de música e usar a opção de temporizador para ajudá-los a adormecer.

Venha para o maior centro auditivo do DF

Com experiência de quase 15 anos, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece todas essas soluções para o tratamento do zumbido. Além disso, contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, prontos para identificar as suas necessidades auditivas e iniciar o tratamento mais indicado para você.

A ParaOuvir dispõe de estrutura completa, equipamentos de última geração e um atendimento personalizado e exclusivo. Tudo para oferecer ao paciente a melhor experiência auditiva possível, aliado a conforto e preço justo. Afinal, a audição é urgente e não pode esperar, não é mesmo?

Agende uma visita a uma de nossas unidades e acabe de uma vez por todas com o incômodo causado pelo zumbido. A ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Pesquisa realizada no Reino Unido relaciona covid-19 a problemas auditivos

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!