Perda auditiva e Parkinson. Qual a relação entre elas?

06/11/2019 - Saúde auditiva

Você sabia que pessoas com doença de Parkinson são quase duas vezes mais propensas a serem afetadas pela perda auditiva? Foi o que apontou estudo realizado por pesquisadores de Taiwan, que acompanharam por 10 anos cerca de 5 mil pacientes diagnosticados com perda auditiva, com idades acima de 65 anos. O estudo revelou que a incidência da doença de Parkinson era praticamente duas vezes maior em um grupo de pacientes com perda auditiva, comparado a outro grupo de pessoas sem perda auditiva.

A explicação para essa relação direta entre a doença de Parkinson e a perda auditiva é muito simples. O Parkinson é uma doença neurodegenerativa, que afeta principalmente os movimentos. A doença acontece quando há insuficiência de dopamina no organismo. A dopamina é um responsável por proteger a cóclea de exposições a ruídos. Ou seja, a falta da dopamina poderá prejudicar a cóclea, que é fundamental na audição.

Outros estudos indicaram que a perda auditiva não tratada pode acelerar o desenvolvimento de demência na população da terceira idade. Segundo pesquisa realizada pela Faculdade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de desenvolver demência aumentam em 27%. Idosos com perda auditiva são os mais atingidos pelo declínio cognitivo. As habilidades relacionadas à cognição caem de 30 a 40% mais rápido do que aqueles que não têm nenhum transtorno auditivo.

Prejuízos da perda auditiva

A dificuldade de ouvir os sons com clareza e se comunicar não são os únicos prejuízos causados pela perda auditiva. Segundo estudo do audiologista Stefan Launer, vice-presidente sênior de Ciência e Tecnologia do Grupo Sonova, a saúde auditiva impacta diretamente a saúde emocional, física e cognitiva. Ou seja, quando a saúde auditiva não vai bem, traz consigo outros problemas e afeta a saúde de modo geral.

Sem conseguir escutar perfeitamente, o deficiente auditivo tende a se isolar e evitar compromissos sociais. Sair para jantar em restaurantes movimentados ou frequentar bares e casas noturnas são situações que passam a ser dispensadas. Logo, a solidão e o isolamento social causado pela dificuldade de ouvir e se comunicar tem grandes chances de evoluir para a depressão.

Outro aspecto que a saúde auditiva impacta na vida do deficiente auditivo é a saúde física. A perda auditiva aumenta o risco de queda entre os idosos, o que pode trazer graves problemas à saúde. É muito comum alterações no labirinto estarem relacionadas à perda auditiva, aumentando o risco de queda. O labirinto é o órgão sensorial localizado dentro do ouvido responsável pelo senso de equilíbrio e controle postural do corpo humano.

A perda auditiva também pode prejudicar a saúde cognitiva. Isso acontece porque a diminuição dos sons que entram pelos ouvidos encurta as atividades cerebrais, reduzindo o processamento das informações através da audição. Por isso, o tratamento com o aparelho auditivo pode impedir o aparecimento de doenças mentais, como o Alzheimer.

Aparelho auditivo é o tratamento mais indicado

Portanto, é essencial realizar um check-up auditivo com frequência e procurar um especialista a qualquer sintoma de perda auditiva. Quanto antes a perda auditiva for identificada, menores serão os danos. O uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado para pessoas com perda auditiva. O aparelho auditivo não restaura a audição, mas o devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e se comunicar perfeitamente com os amigos e familiares. Mesmo em ambientes barulhentos, como restaurantes, shows e casas noturnas.

Os aparelhos auditivos atuais são desenvolvidos com tecnologia de ponta oferecem funcionalidades como conexão dirá com o celular ou a televisão. Alguns modelos contam ainda com recursos especiais que melhoram o entendimento da fala em ambientes com ruído por meio de ajustes mais refinados de microfone e gerenciamento de ambientes.

Faça a melhor escolha!

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 12 ano. Representante exclusiva no Distrito federal da Phonak, empresa líder mundial em soluções auditivas, a ParaOuvir oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, com tecnologia e funcionalidades que atendem às demandas auditivas de cada paciente.

Na ParaOuvir o paciente recebe atendimento exclusivo e personalizado. Nossa equipe de fonoaudiólogos está pronta para lhe atender e proporcionar a melhor experiência auditiva possível. Com conforto e preço justo. Não perca tempo e agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. A ParaOuvir oferece 10 dias de testes grátis com o aparelho auditivo. O dispositivo é ajustado pelo fonoaudiólogo especialmente para o paciente. Durante esse período, o ele pode conhecer os benefícios do aparelho antes de efetivar a compra.

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!