Perda auditiva pode afetar desempenho escolar

13/02/2020 - Saúde auditiva

Com o início às aulas, a preocupação de pais com o desempenho escolar do seu filho volta a ser uma preocupação constante. É comum que pais e mães não se deem conta que a dificuldade de aprendizagem de crianças e adolescentes pode estar relacionado com a perda auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de deficiência auditiva, Deste total, 40% tem como causa problemas genéticos, e outros 31% por infecções como sarampo, rubéola e meningite.

São comuns episódios nos quais a criança apresenta dificuldades na fase de alfabetização porque não ouvia o que o professor dizia. Em alguns casos a deficiência auditiva chega a ser confundida com déficit de atenção, desconcentração e desinteresse pelos estudos. Mas na realidade a criança não consegue ouvir os professores e colegas com clareza, dificultando o processo de aprendizagem.

Fique atento e observe alguns sinais que podem indicar que seu filho tem perda auditiva. Alguns sinais são assistir à televisão num volume mais alto que outros membros da família; posicionar um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo; alterações no comportamento em sala de aula e queda brusca de rendimento; desatenção frequente; e falar mais alto que o habitual.

Diagnóstico e tratamento

A deficiência auditiva pode trazer severas consequências no desenvolvimento da criança. E ainda afetar sua autoestima. Por isso, quanto mais cedo essa perda auditiva for diagnosticada, menores serão os danos de aprendizado e psicológicos. É fundamental observar o comportamento dentro da sala de aula. A recomendação é procurar um especialista assim que surgir qualquer sintoma ou queixa da criança.

O exame de audiometria identifica se a criança apresenta algum tipo de deficiência na audição. A audiometria mede a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, informações fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Dentre opções de reabilitação auditiva estão o aparelho auditivo, terapia de linguagem e o implante coclear - dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. No entanto, o aparelho auditivo é indicado para a maioria dos casos de perda auditiva. A terapia de linguagem é fundamental para auxiliar o tratamento em ambos os casos.

Linha pediátrica

Líder mundial em soluções auditivas, a Phonak conta com uma linha pediátrica desenvolvida especialmente para o público infantil. O aparelho auditivo Sky V conta com uma entrada de áudio ideal para o desenvolvimento da fala e da linguagem, com funcionalidades simples. A tecnologia visa auxiliar no progresso de todas as habilidades da criança.

O aparelho é totalmente personalizado para que os pais identifiquem quando está ligado ou se a bateria está fraca. Além disso, os aparelhos auditivos Sky possuem maior durabilidade, são resistentes à poeira e umidade e oferecem uma extensa variedade de cores. Tudo para proporcionar às crianças e adolescentes uma perfeita audição e compreensão da fala em qualquer ambiente.

Outras soluções auditivas que podem ser utilizadas em conjunto com o aparelho são os microfones e receptores Roger. O Roger é um microfone sem fio que envia os sons diretamente ao receptor conectado no ouvido do usuário. Assim, a criança ouve a fala diretamente em seus ouvidos, sem a interferência de ruído de fundo, facilitando a compreensão dos sons. Entretanto, é importante ressaltar o papel da escola, que deve trabalhar para integrar o aluno e entender todas as suas particularidades.

Suporte completo ao seu filho

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir oferece todas essas soluções auditivas, que são indicadas de acordo com as necessidades de cada paciente. O objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes uma perfeita audição e compreensão da fala em qualquer ambiente.

Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 12 anos, a ParaOuvir conta com um atendimento exclusivo e uma equipe de fonoaudiólogos especializados, que participam de todas as etapas do processo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e permita a seu filho se desenvolver plenamente e explorar o mundo!

Leia também: Phonak lança aparelhos auditivos com tecnologia revolucionária

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!