Pesquisa realizada no Reino Unido relaciona covid-19 a problemas auditivos

06/04/2021 - Saúde auditiva

A covid-19 ainda é uma doença pouco conhecida e os efeitos causados pela doença no organismo são incertos. Pesquisadores da University of Manchester e do NIHR Manchester Biomedical Research Center (BRC) publicaram artigo científico na conceituada revista International Journal of Audiology, no qual associam a covid-19 a problemas auditivos e vestibulares.  

Segundo a pesquisa britânica, os cientistas encontraram 56 estudos que identificaram uma correlação entre a doença causada pelo novo coronavírus e problemas auditivos. Os pesquisadores selecionaram dados de 24 estudos para e chegaram à conclusão que a prevalência de perda auditiva foi de 7,6%. Outros problemas auditivos, como zumbido (14,8%) e vertigem (7,2%) também foram apontados no levantamento.

A maioria dos dados teve origem em questionários auto relatados ou registros médicos que indicaram sintomas relacionados ao covid-19. Ou seja, não foram realizados testes auditivos mais confiáveis do ponto de vista científico, o que enfraquece os resultados alcançados pelos pesquisadores.

“Pouco se sabe sobre os efeitos auditivos do vírus SARS-CoV-2. Embora esta revisão fornece mais evidências para uma associação, os estudos que examinamos eram de qualidade variável, então mais trabalho precisa ser feito”, afirmou Kevin Munro, professor de audiologia da The University of Manchester e Manchester BRC Hearing Health Lead.

Covid-19 pode causar surdez permanente

Este não é o primeiro estudo no Reino Unido que relaciona a covid-19 a problemas auditivos. Pesquisa publicada recentemente pela revista científica BMJ Case Reports associou a doença à surdez permanente. No entanto, os pesquisadores apontam que esta é uma condição rara e que afeta uma parcela muito pequena das pessoas que contraem a doença. Além disso, o estudo ainda será aprofundado.

A pesquisa foi baseada em um caso ocorrido no Reino Unido. Um paciente britânico de 45 anos estava internado em tratamento da doença quando relatou perda auditiva repentina. Ele foi encaminhado para o departamento de ouvido, nariz e garganta e teve o tubo respiratório removido. Depois disso, passou a se queixar de zumbido no ouvido esquerdo. E, em seguida, teve perda auditiva súbita.

Os médicos agiram rapidamente e conseguiram reverter o quadro. O tratamento consistiu em medicamentos à base de esteroides e injeções. Após receber a medicação, o paciente teve a sua audição recuperada de forma parcial. Diante dos resultados, os pesquisadores se debruçam para entender se há, de fato, correlação entre o novo coronavírus e a surdez permanente ou temporária.

Cuide da sua saúde auditiva!

Embora os pesquisadores ainda estejam estudando os efeitos do coronavírus na audição, é fundamental manter a sua saúde auditiva em dia. Fique atento aos sinais de perda auditiva e faça uma avaliação auditiva com frequência.  Quanto mais precoce a deficiência auditiva for identificada, mais eficaz será o processo de reabilitação auditiva.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece aos pacientes um atendimento exclusivo e personalizado. Nossa equipe de fonoaudiólogos está pronta para lhe atender e proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo. Além disso, somos representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder em soluções auditivas.

Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília e mantenha a sua audição em dia. São cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Encontre a unidade mais próxima e sinta os benefícios de ouvir os sons da vida!

Leia também: Saiba o que é o esforço auditivo e como ele afeta sua vida

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!