Por que perdemos a audição à medida que envelhecemos?

19/11/2020 - Saúde auditiva

A perda auditiva afeta pessoas de todas as idades, desde crianças, adultos e até bebês. No entanto, a dificuldade de ouvir os sons é maior entre a população da terceira idade. Estudos indicam que metade das pessoas acima de 75 anos apresentam algum grau de perda auditiva. A diminuição da capacidade auditiva prejudica a qualidade de vida e pode trazer consigo sérios problemas de saúde. Mas você sabe por que perdemos a audição à medida em que envelhecemos?

A resposta é simples. Com o envelhecimento natural do ser humano, as células ciliadas - responsáveis por transformar os impulsos elétricos em sons – morrem e não se regeneram mais. Logo, a capacidade auditiva vai reduzindo à medida em que essas células vão morrendo. No entanto, esse é um efeito gradativo e que ocorre no decorrer dos anos. Geralmente a audição começa a ter uma piora a partir dos 40 anos de idade.

Causas externas e genéticas podem acelerar a perda auditiva na terceira idade, chamada presbiacusia. Diabetes, pressão alta, tabagismo e uso excessivo de álcool são alguns dos fatores específicos que contribuem para a dificuldade auditiva. Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia apontam que as pessoas demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceberem algum dano à audição. Outros dois anos para escolher um tratamento. O problema é que essa demora pode levar à surdez definitiva.

Sintomas e tratamentos da perda auditiva na velhice

Por isso é fundamental ficar atento aos sinais e procurar um especialista assim que perceber dificuldades de ouvir os sons. A dificuldade de se comunicar pelo telefone, ouvir o som da televisão ou compreender as palavras numa simples conversa são alguns dos principais sintomas de que algo não vai bem com a sua audição. Os sons da fala mais agudos também costumam ser de difícil compreensão para quem sofre de perda auditiva. Outros sintomas podem estar acompanhados são zumbido no ouvido, vertigem e tonturas.

É importante ter um acompanhamento e consultar regularmente um especialista. Não esqueça de incluir um check up auditivo nos exames de rotina, da mesma forma que realiza exames para avaliar os níveis de diabetes ou colesterol. Isso porque quanto mais precoce a surdez for identificada e o tratamento iniciado, menores serão os danos ao idoso. A perda auditiva não tratada traz uma série de prejuízos e pode acelerar o declínio cognitivo.

Portanto, mantenha a sua saúde em dia. Se você for diagnosticado com perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. O dispositivo devolve ao idoso a capacidade de escutar os sons com clareza, mesmo em ambientes barulhentos, e traz de volta a autoestima e qualidade de vida.

Siga conectado ao mundo dos sons!

Ficou claro como é importante cuidar da sua saúde auditiva, mesmo na terceira idade? Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos e demais soluções auditivas para ouvir com excelente qualidade sonora. A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas.

Além disso, oferecemos um atendimento exclusivo e personalizado. Nossa equipe de fonoaudiólogos está pronta para lhe atender e proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo. Não perca tempo e mantenha a sua saúde auditiva e mental em dia.

Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília e cuide de sua audição. São cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Saiba por que você deve usar aparelhos auditivos em casa

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!