Por que é importante usar o aparelho auditivo o quanto antes?

21/09/2020 - Saúde auditiva

A perda auditiva afeta milhões de pessoas de todas as idades. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, existem no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. No entanto, a pesquisa aponta que 87% das pessoas com deficiência auditiva não usam aparelhos auditivos. Saiba que existem inúmeros motivos para você iniciar a reabilitação auditiva agora mesmo. Leia o artigo abaixo e entenda quais são eles.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os aparelhos auditivos devolvem ao paciente a capacidade de escutar os sons com clareza e levar uma vida plena e feliz. Isso porque o uso dispositivo é essencial para manter o cérebro ativo. Logo, quanto mais tempo você demorar para começar a usar a prótese, mais difícil será para o cérebro volta a se acostumar a ouvir os sons.

Além disso, adiar o uso do aparelho auditivo traz uma série de implicações para a saúde de modo geral. Estudos científicos comprovam que a perda auditiva não tratada piora substancialmente a qualidade de vida do paciente. Com a dificuldade de escutar os sons com clareza e se comunicar com os amigos e familiares, é natural a pessoa se isolar. Com isso, os estímulos cerebrais ficam escassos e levam a um maior declínio cognitivo.

Pesquisas indicam que o uso de aparelho auditivo auxilia na manutenção da capacidade mental da pessoa com deficiência auditiva. A prótese auditiva também restaura a habilidade de se comunicar e permite que o paciente volte a interagir em sociedade. Por isso, idosos com perda auditiva têm maiores probabilidades de desenvolverem demência e depressão.

A perda auditiva pode aumentar

Esse é outro motivo para você começar a usar o aparelho auditivo assim que for diagnosticado com perda auditiva. Se você tiver algum tipo de dificuldade de audição, mas adiar o uso da prótese, são grandes as chances da sua deficiência aumentar e a reabilitação auditiva poderá se tornar mais difícil. E a adaptação ao aparelho tende a ser mais lenta e trabalhosa.

A perda auditiva geralmente é uma condição progressiva. Ou seja, tende a agravar com o passar do tempo. Existem quatro graus de perda auditiva: leve, moderado, severo e profundo. No primeiro, as pessoas normalmente não identificam a perda auditiva. É natural que aumentem gradativamente a intensidade da voz e comecem a ter dificuldade para ouvir em ambientes barulhentos. Mas muitas vezes nem se dão conta da perda auditiva.

Já no grau moderado, a pessoa tem dificuldade de ouvir o telefone, tem dificuldade de manter uma conversa e se apoia na leitura labial. No grau severo e profundo a dificuldade é ainda maior. As palavras ficam abafadas e até sons como campainha não são ouvidos. Na perda profunda o paciente pode ouvir apenas sons ambientais de alta intensidade não sendo possível discriminar a fala.  

Portanto fique atento aos sintomas de perda auditiva. Alguns sinais ajudam a perceber a dificuldade de audição, como pedir constantemente para as pessoas repetirem o que está falando; ouvir a televisão com o volume mais alto que os demais; e ter dificuldade de se comunicar pelo telefone ou em locais barulhentos.

A audição não pode esperar!

Diante disso tudo, não deixe sua saúde auditiva de lado e inicie o tratamento agora mesmo. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece ao paciente suporte completo para a reabilitação auditiva. São mais de 12 anos de experiência e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo até os acompanhamentos e ajustes necessários.

A ParaOuvir é representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal e oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos pacientes a melhor experiência auditiva.

Estamos presentes em cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Quais razões influenciam o preço do aparelho auditivo?​

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Como o aparelho auditivo atua na sua audição?

O aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Desenvolvido com tecnologi…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Lego inova e lança boneco com aparelho auditivo

Uma atitude que parece simples, mas é fundamental para a autoestima, afirmação e representatividade das crianças…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Sky Marvel: tecnologia revolucionária para a audição do seu filho

A perda auditiva afeta cerca de 32 milhões de crianças em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundia…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Entre em contatoFale conosco!