Conheça os principais mitos e dúvidas sobre perda auditiva

21/05/2021 - Saúde auditiva

Apesar de aproximadamente 10% da população brasileira conviver com algum tipo de perda auditiva, ainda há muitas dúvidas, mitos e desinformação sobre a perda auditiva. O problema afeta apenas os idosos? A dificuldade de audição pode ocorrer em apenas um dos ouvidos? O aparelho auditivo é capaz de restaurar minha audição? Essas são algumas das principais dúvidas e mitos das pessoas com perda auditiva.

Em primeiro lugar, é fundamental destacar a importância de manter a audição em dia e fazer exames periodicamente. Isso porque a perda auditiva não tratada traz uma série de prejuízos à saúde auditiva, física e mental. Em idosos, a redução da capacidade auditiva pode acelerar o declínio cognitivo. Já em crianças, a perda auditiva dificulta o processo de aprendizagem

Dito isso, confira alguns mitos sobre a perda auditiva e que são muito difundidos:

A perda auditiva tem cura

Essa é uma dúvida muito comum. Os pesquisadores se debruçam para encontrar a cura da perda auditiva, mas ainda não há nenhum tratamento para restaurar a capacidade auditiva. Por outro lado, existem opções que devolvem a capacidade de ouvir os sons com clareza. O tratamento indicado na maioria dos casos é o uso do aparelho auditivo. O dispositivo amplifica as ondas sonoras e permite que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons no ambiente ao seu redor.

A perda auditiva afeta somente idosos

Um mito frequente é achar que somente pessoas da terceira idade sofrem com problemas de audição, o que não é verdade. Adultos, crianças e até bebês podem ter dificuldades auditivas. Naturalmente, os idosos estão mais propensos a desenvolver a perda auditiva, já que o envelhecimento natural do ser humano é uma das principais causas, além de fatores externos e hereditários. No entanto, o uso do aparelho auditivo pode ser muito útil aos idosos.

Os aparelhos auditivos devolvem a audição como era antes

É comum que ao começar a utilizar o aparelho auditivo o usuário imagine que voltará a ouvir exatamente como era antes. Embora sejam considerados maravilhas tecnológicas, não há nenhum dispositivo que possa replicar completamente a audição humana. No entanto, o aparelho auditivo devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e excelente qualidade sonora.

É possível ter perda auditiva em apenas um dos ouvidos

Muita gente pensa que a dificuldade de audição acontece sempre nos dois ouvidos simultaneamente. Mas nem sempre é assim. São frequentes os casos de perda auditiva em apenas um dos ouvidos, a chamada perda auditiva unilateral. No entanto, mesmo assim é importante utilizar o aparelho auditivo. Isso porque o cérebro foi projetado para processar o som dos dois ouvidos, que trabalham em conjunto para deixar o som mais claro e natural.

Os aparelhos auditivos são grandes e incômodos

Existe um mito que os aparelhos auditivos são grandes, incômodos e desconfortáveis, o que faz com que muitas pessoas desistam de utilizá-los. Entretanto, os dispositivos atuais são pequenos, discretos e possuem excelente qualidade sonora. A prótese auditiva é tão confortável que o usuário chega a esquecer que está usando. A alta tecnologia mudou completamente os aparelhos auditivos. E, consequentemente, a vida dos usuários.

A audição não pode esperar!

Diante de tudo que foi dito acima, ficou claro como é fundamental procurar um especialista assim que sentir os primeiros sintomas de perda auditiva. Afinal, ter uma audição saudável é essencial para manter a autoestima, liberdade e qualidade de vida para pessoas de todas as idades.

Com experiência de quase 15 anos no mercado de soluções auditivas, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos está pronta para te ajudar em todo esse processo, que pode ser trabalhoso. Contamos com estrutura completa, atendimento exclusivo e personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva.

A audição é urgente e não pode esperar. Por isso, não perca tempo e agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. São seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Edifício Med Center (Asa Norte) e Centro Clínico Vitrium (Asa Sul).

Leia também: Quais os erros mais comuns antes da compra do aparelho auditivo?

Tags:

Postagens recentes

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais

Saúde auditiva

Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e…

Saiba mais

Saúde auditiva

Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são mui…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!