Diabetes e deficiência auditiva: qual a relação entre elas?

04/08/2020 - Saúde auditiva

A diabetes é uma doença crônica, que causa acúmulo de açúcar no sangue. Isso ocorre porque o organismo diminui a produção ou resiste à ação da insulina, substância responsável por metabolizar a glicose. Todo mundo já ouviu falar que a diabetes traz consigo uma série de problemas de saúde. Mas você sabia que os portadores da doença tem duas vezes mais chances de desenvolver deficiência auditiva? Entenda por que isso acontece.

Estudos científicos realizados em várias partes do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Japão, pesquisaram a relação entre a perda auditiva e diabetes. De acordo com os pesquisadores, pelo menos dois fatores da diabetes influenciam a saúde auditiva, principalmente no casos das pessoas mais velhas.

O primeiro é que os elevados níveis de glicose no sangue causam alterações químicas nos vasos sanguíneos e nervos do ouvido interno, prejudicando a capacidade de transmissão do som. O segundo ponto é que a diabetes provoca o estreitamento das paredes da cóclea e a perda de células capilares no ouvido interno, ambos essenciais para a audição e equilíbrio.

Mulheres são mais propensas

Estudo realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia Cabeça e Pescoço do Hospital Henry Ford, de Detroit, nos Estados Unidos, apresentou um resultado curioso. Segundo o estudo, as mulheres diagnosticadas com diabetes são mais propensas a desenvolver deficiência auditiva à medida que envelhecem.

De acordo com a pesquisa, as mulheres com idades entre 60 e 75 anos e que não faziam o controle da glicose no sangue, apresentaram dificuldades de audição. No entanto, as mulheres que controlavam o nível de açúcar tiveram audição semelhante às mulheres não portadoras de diabetes.

Ou seja, se a glicose sanguínea estiver sob controle, o risco de desenvolver deficiência auditiva é bem menor. Portanto, se você é portador de diabetes, a recomendação é fazer uma avaliação auditiva com frequência para acompanhar uma possível perda auditiva. Vale lembrar que quanto mais precoce a perda auditiva for identificada, mais efetiva será a sua reabilitação auditiva. Compartilhe com seu otorrinolaringologista o seu diagnóstico de diabetes como parte de seu histórico médico.

Como proteger sua audição?

Além de controlar o nível de açúcar no sangue, algumas ações podem ajudá-lo a proteger a sua audição. Mantenha uma rotina diária de exercícios físicos. A prática de atividade física contribui para a circulação e o fluxo sanguíneo. Adote uma alimentação balanceada e controle o peso. A obesidade pode dificultar ao coração bombear o sangue para todas as partes do corpo, incluindo os ouvidos.

Outras ações cotidianas podem ajudar a manter a sua saúde auditiva em dia. Por exemplo, evite expor a sua audição a ruídos excessivos por tempo prolongado. Quando for ouvir música com fone de ouvido, nunca coloque o som no volume máximo. Em um show de música, mantenha-se distante das caixas de som ou dos instrumentos musicais. Fique longe da queima de fogos de artifício.

Aparelho auditivo é a principal solução

O uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de deficiência auditiva. Os aparelhos auditivos atuais são pequenos, discretos e desenvolvidos com tecnologia de ponta. Alguns modelos contam ainda com recursos especiais que melhoram o entendimento da fala em ambientes com ruído por meio de ajustes mais refinados de microfone e gerenciamento de ambientes.

Com mais de 12 anos de experiência, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva. Contamos com estrutura completa, atendimento personalizado e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva possível. Com conforto e preço justo.

A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades e volte ao mundo sons. Estamos presentes em cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Cinco medos relacionados ao uso dos aparelhos auditivos

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Como o aparelho auditivo atua na sua audição?

O aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Desenvolvido com tecnologi…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Lego inova e lança boneco com aparelho auditivo

Uma atitude que parece simples, mas é fundamental para a autoestima, afirmação e representatividade das crianças…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Sky Marvel: tecnologia revolucionária para a audição do seu filho

A perda auditiva afeta cerca de 32 milhões de crianças em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundia…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidadesEncontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Entre em contatoFale conosco!