Como resolver problemas do aparelho auditivo durante o isolamento?

01/04/2020 - Aparelhos auditivos

O isolamento social é a principal recomendação de órgãos nacionais e internacionais de saúde para frear o avanço do coronavírus. Mas e se o aparelho auditivo parar de funcionar repentinamente durante esse período? A ParaOuvir Aparelhos Auditivos não vai deixar ninguém sem ouvir o som da televisão, do celular ou a voz dos seus familiares. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar a solucionar problemas simples do aparelho auditivo. Se ainda assim não for suficiente, oferecemos o atendimento remoto ou, em casos urgentes, o atendimento domiciliar.

Algumas das queixas mais comuns dos usuários são: os aparelhos não estão transmitindo nenhum som; o volume está muito baixo; ou o som está distorcido ou com assobio. Geralmente, esse tipo de falha pode ser resolvido em poucos minutos, com ações simples. Entretanto, é importante lembrar que em hipótese algum deve-se introduzir ferramentas ou qualquer utensílio dentro do aparelho. Confira as dicas para os principais problemas:

- Aparelho auditivo não transmite nenhum som

Se o aparelho auditivo estiver mudo e sem produzir nenhum som, a primeira ação é certificar-se de que o aparelho auditivo está ligado. Depois, confira o compartimento da bateria. Geralmente o dispositivo só funciona se a gaveta estiver fechada corretamente. Se estiver com dificuldade de fechar a gaveta, pode ser que a bateria esteja ao contrário. Tire a bateria, vire-a e tente inserir novamente. Também vale a pena aumentar o volume para ter certeza de que o som não está muito baixo.

Mas, se você fez tudo isso e ainda assim o aparelho auditivo não transmite nenhum som, não desista. Verifique se existe cera de ouvido bloqueando a abertura do microfone ou a saída de som. Se tiver, limpe a cera cuidadosamente. Feito isso, se o aparelho auditivo não transmitir nenhum som, tente trocar a bateria. Se o seu aparelho auditivo for recarregável, verifique se está com carga. Se não estiver carregando, observe se está inserido corretamente.

- Volume está muito baixo

Outra reclamação frequente dos usuários é que o som está muito baixo. Nessas situações também é fundamental conferir se não há cera bloqueando a passagem do som. A seguir aumente o volume com o controle remoto ou diretamente no aparelho auditivo para verificar se é possível ouvir a mudança de volume.

Entretanto, se nada disso resolver o problema, existe a possibilidade de o grau da perda auditiva ter aumentado. Para evitar que isso aconteça, é importante fazer acompanhamento frequente com o fonoaudiólogo para avaliar a audição. O profissional pode programar os aparelhos auditivos para uma possível alteração na demanda auditiva. Ou, se necessário, indicar uma nova tecnologia.

- Som está distorcido ou com “assobio”

Finalmente, é comum a queixa do aparelho auditivo emitir um som semelhante a um assobio. Uma possibilidade para esse problema é o dispositivo estar inseridos incorretamente. Para se certificar, retire o aparelho do ouvido e insira novamente. Em seguida, abaixe o volume. Se os aparelhos pararem de assobiar quando você abaixar o volume, pode ser que haja som vazando através da ventilação ou em volta do molde auricular.

Já nos casos em que o aparelho auditivo está com o som distorcido, vale a pena examinar as baterias para confirmar se não estão corroídas. Outra recomendação é limpar os contatos da bateria - pequenos pinos de metal que se conectam com a bateria quando a porta está fechada. Caso o som continue distorcido, a recomendação é procurar auxílio de um especialista.

TeleOuvir tira todas suas dúvidas

Caso nenhuma dessas dicas resolva o problema com o seu aparelho auditivo, entre em contato conosco pelo TeleOuvir, canal de atendimento exclusivo e personalizado da ParaOuvir. Através do canal você pode tirar todas as suas dúvidas com uma fonoaudióloga especializada, sem sair de casa, de forma rápida e eficiente. Para ter acesso ao TeleOuvir basta entrar em contato com o número (61) 99824-7743, através de chamada de vídeo ou mensagens pelo WhatsApp.

Todos os pacientes podem utilizar o canal de atendimento, desde aqueles que ainda vão passar pela primeira consulta até os que já utilizam o aparelho auditivo. Embora nada substitua o atendimento presencial, em casos simples nossa fonoaudióloga consegue ajudar pelo telefone, permitindo ao paciente ouvir todos os sons com clareza.

Mas se o seu problema for por falta de bateria, estamos disponibilizando a entrega domiciliar de pilhas, acessórios e demais soluções auditivas. Tudo com taxa mínima de entrega. Os pedidos podem ser feitos através do telefone (61) 3443-1042 ou 99824-7743. Em casos urgentes e excepcionais, oferecemos o atendimento domiciliar. A ParaOuvir continua prestando todo o suporte aos pacientes durante o momento crítico que vivemos.

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