Revisão do aparelho auditivo: qual a frequência ideal?

27/10/2020 - Aparelhos auditivos

O aparelho auditivo é um dispositivo altamente tecnológico e composto por componentes eletrônicos de última geração. Para manter o equipamento em pleno funcionamento e ampliar a vida útil, é fundamental fazer revisões periodicamente. Mas qual é a frequência ideal com que você deve fazer a revisão em seus aparelhos auditivos? Para manter o funcionamento do aparelho adequadamente por mais tempo, independente de apresentar alguma queixa, a recomendação é que uma revisão seja feita a cada seis meses. Além disso, é fundamental fazer os acompanhamentos periódicos com a fonoaudióloga para o ajustes no aparelho.

A revisão é importante para identificar se os componentes estão funcionando perfeitamente ou se precisam de algum tipo de reparo, se alguma peça está oxidada pela ação do tempo ou mesmo se o aparelho necessita de algum reparo na fábrica. Neste caso, a ParaOuvir não deixa você sem ouvir. Se for preciso encaminhar o aparelho para a fábrica, você leva um aparelho emprestado até que o equipamento retorne do conserto.

A ParaOuvir conta com laboratórios próprios em Brasília (DF), com equipamentos de última geração e uma equipe capacitada para realizar alguns tipos de conserto. Uma das principais vantagens do laboratório próprio é que os reparos são feitos com rapidez, eficiência e agilidade. Afinal, o aparelho auditivo é fundamental na vida do seu usuário.

Vale ressaltar que, embora a recomendação seja uma revisão a cada seis meses, se você sentir uma piora auditiva, deve procurar o centro auditivo imediatamente. Além das manutenções frequentes, outra dica importante para ampliar a vida útil é fazer a limpeza do dispositivo periodicamente e mantê-lo no desumidificador sempre que não estiver usando.

Reavaliação auditiva

Além das revisões frequentes no aparelho auditivo, é importante fazer uma reavaliação auditiva pelo menos uma vez por ano. O check up é essencial para identificar se o grau da perda auditiva aumentou.  Isso porque a perda auditiva costuma ser progressiva. Ou seja, na maioria dos casos a tendência é aumentar com o passar dos anos, o que exige uma adaptação na tecnologia que está sendo utilizada pelo usuário.

Existem quatro graus de perda auditiva: leve, moderado, severo e profundo. No primeiro, as pessoas normalmente não identificam a perda auditiva. No grau moderado, a pessoa tem dificuldade de ouvir o telefone e manter uma conversa, apoiando-se na leitura labial. Já no grau severo e profundo as dificuldades são ainda maiores. As palavras ficam abafadas e até sons como campainha não são ouvidos. Na perda profunda o paciente pode ouvir apenas sons ambientais de alta intensidade não sendo possível discriminar a fala.

Portanto, se por exemplo você tiver uma perda auditiva leve, mas ele progredir para uma moderada, é preciso adaptar a tecnologia para um aparelho auditivo mais “potente”. Por isso, mantenha a sua saúde auditiva em dia e não deixe de fazer sua reavaliação anual. Ela é essencial para você continuar ouvindo os sons com excelente qualidade sonora.

Tenha o melhor suporte

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 13 anos. Oferecemos aos pacientes atendimento personalizado, estrutura completa e equipamentos de última geração. Tudo isso aliado a uma equipe de fonoaudiólogos que passam por constantes atualizações. Tudo para oferecer a melhor experiência auditiva, com conforto e preço justo.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir dispõe de uma grande variedade de aparelhos auditivos, acessórios, desumidificadores, filtros de proteção contra ruído e demais soluções auditivas. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva.

São cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Não perca tempo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Leia também: Como o aparelho auditivo atua na sua audição?

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!