Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar
08/07/2021 - Saúde auditiva

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e do trânsito carregado pode colocar a saúde auditiva em risco. Conhecida como perda auditiva induzida por ruído (PAIR), afeta principalmente profissionais que são expostos a ambientes barulhentos por um longo período de tempo. A preocupação é tamanha, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a saúde auditiva como uma das prioridades para os próximos anos.
Profissionais da construção civil, músicos, motoristas e até mesmo professores estão entre as atividades com alto risco de danos à audição. Isso acontece porque a exposição frequente a sons elevados matam as células presentes no nervo auditivo. Acontece que essas células não se regeneram e causam redução da capacidade auditiva. Segundo a OMS, a exposição contínua a sons a partir de 85 decibéis (dB) coloca em risco a saúde auditiva. Porém, esse volume é ultrapassado facilmente em algumas atividades. A sirene de uma ambulância, por exemplo, pode chegar a 120 decibéis.
Além do prejuízo à saúde auditiva, a permanência prolongada em ambientes extremamente barulhentos pode ocasionar uma série de problemas à saúde de um modo geral. Irritação, falta de atenção, hipertensão, estresse e insônia são alguns sinais. Caso você sinta alguns desses sintomas, procure um especialista o mais rápido possível e faça uma avaliação auditiva. Quanto mais precoce o problema for identificado e o tratamento iniciado, melhores serão os resultados.
É possível prevenir?
A boa notícia é que é possível se prevenir e proteger a audição dos ruídos indesejados. Naturalmente, em algumas atividades profissionais é impossível não ficar exposto a sons elevados. No entanto, o uso do protetor auricular reduz a exposição e protege a sua audição. Existem no mercado protetores desenvolvidos para atividades específicas e destinados aos trabalhadores que sofrem com o excesso de ruído no seu cotidiano.
E fique atento aos sinais. Os sintomas da perda auditiva induzida por ruído são progressivos. Ou seja, aumenta com o passar do tempo caso o problema não seja diagnosticado e tratado. Além dos sinais citados acima, outros sintomas que indicam problemas em sua capacidade auditiva são o zumbido no ouvido, dificuldade para ouvir os sons com clareza, dores de cabeça frequentes e tontura.
Por fim, é fundamental ressaltar que os barulhos no trabalho não são os únicos que podem causar perda auditiva. Outros ruídos do dia-dia também podem danificar a audição. Por isso, existem também filtros para proteger a audição do barulho causado por motocicletas, turbinas de avião e até filtros que reduzem a intensidade do ronco do seu companheiro. Portanto, se for o seu caso, previna-se e evite um mal maior!
Faça um check up da sua audição!
Portanto, é fundamental realizar um check up periódico da sua audição. Quanto mais cedo o problema for identificado, menores serão os danos para a sua audição. Para se submeter a um check up da audição, o paciente deverá procurar um otorrinolaringologista — médico especializado no tratamento e prevenção de distúrbios e doenças da orelha, nariz e garganta.
Se a perda auditiva for diagnosticada, o uso do aparelho auditivo pode ser a solução. Neste caso, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos está pronta para ajudar e devolver a você a capacidade de ouvir os sons com clareza. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos são discretos e dispõe de uma série de funcionalidades. Existe uma grande variedade de modelos no mercado, que se adaptam às necessidades auditivas de todos os usuários. Um deles é ideal para você.
Agende uma consulta à unidade mais próxima e não permita que os barulhos da vida moderna o impeça de ouvir os sons da vida. A ParaOuvir está presente em seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Centro Médico Vitrium (Asa Sul) e Edifício Med Center (Asa Norte).
Leia também: Por que comprar um aparelho auditivo com ajuste remoto?
Postagens recentes
Aparelhos auditivos
Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre
Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…
Saiba maisAparelhos auditivos
Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?
O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…
Saiba maisSaúde auditiva
Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento
O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…
Saiba mais