Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

08/07/2021 - Saúde auditiva

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e do trânsito carregado pode colocar a saúde auditiva em risco. Conhecida como perda auditiva induzida por ruído (PAIR), afeta principalmente profissionais que são expostos a ambientes barulhentos por um longo período de tempo. A preocupação é tamanha, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a saúde auditiva como uma das prioridades para os próximos anos.  

Profissionais da construção civil, músicos, motoristas e até mesmo professores estão entre as atividades com alto risco de danos à audição. Isso acontece porque a exposição frequente a sons elevados matam as células presentes no nervo auditivo. Acontece que essas células não se regeneram e causam redução da capacidade auditiva. Segundo a OMS, a exposição contínua a sons a partir de 85 decibéis (dB) coloca em risco a saúde auditiva. Porém, esse volume é ultrapassado facilmente em algumas atividades. A sirene de uma ambulância, por exemplo, pode chegar a 120 decibéis.

Além do prejuízo à saúde auditiva, a permanência prolongada em ambientes extremamente barulhentos pode ocasionar uma série de problemas à saúde de um modo geral. Irritação, falta de atenção, hipertensão, estresse e insônia são alguns sinais. Caso você sinta alguns desses sintomas, procure um especialista o mais rápido possível e faça uma avaliação auditiva. Quanto mais precoce o problema for identificado e o tratamento iniciado, melhores serão os resultados.

É possível prevenir?

A boa notícia é que é possível se prevenir e proteger a audição dos ruídos indesejados. Naturalmente, em algumas atividades profissionais é impossível não ficar exposto a sons elevados. No entanto, o uso do protetor auricular reduz a exposição e protege a sua audição. Existem no mercado protetores desenvolvidos para atividades específicas e destinados aos trabalhadores que sofrem com o excesso de ruído no seu cotidiano.

E fique atento aos sinais. Os sintomas da perda auditiva induzida por ruído são progressivos. Ou seja, aumenta com o passar do tempo caso o problema não seja diagnosticado e tratado. Além dos sinais citados acima, outros sintomas que indicam problemas em sua capacidade auditiva são o zumbido no ouvido, dificuldade para ouvir os sons com clareza, dores de cabeça frequentes e tontura.

Por fim, é fundamental ressaltar que os barulhos no trabalho não são os únicos que podem causar perda auditiva. Outros ruídos do dia-dia também podem danificar a audição. Por isso, existem também filtros para proteger a audição do barulho causado por motocicletas, turbinas de avião e até filtros que reduzem a intensidade do ronco do seu companheiro. Portanto, se for o seu caso, previna-se e evite um mal maior!

Faça um check up da sua audição!

Portanto, é fundamental realizar um check up periódico da sua audição. Quanto mais cedo o problema for identificado, menores serão os danos para a sua audição. Para se submeter a um check up da audição, o paciente deverá procurar um otorrinolaringologista — médico especializado no tratamento e prevenção de distúrbios e doenças da orelha, nariz e garganta.

Se a perda auditiva for diagnosticada, o uso do aparelho auditivo pode ser a solução. Neste caso, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos está pronta para ajudar e devolver a você a capacidade de ouvir os sons com clareza. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos são discretos e dispõe de uma série de funcionalidades. Existe uma grande variedade de modelos no mercado, que se adaptam às necessidades auditivas de todos os usuários. Um deles é ideal para você.

Agende uma consulta à unidade mais próxima e não permita que os barulhos da vida moderna o impeça de ouvir os sons da vida. A ParaOuvir está presente em seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Centro Médico Vitrium (Asa Sul) e Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Por que comprar um aparelho auditivo com ajuste remoto?

Postagens recentes

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais

Saúde auditiva

Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e…

Saiba mais

Saúde auditiva

Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são mui…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!