Saiba o que é o esforço auditivo e como ele afeta sua vida

30/03/2021 - Saúde auditiva

Ouvir os sons cotidianos pode ser um verdadeiro desafio para quem tem perda auditiva. O esforço cognitivo e de atenção necessários para compreender a fala em lugares barulhentos é chamado de esforço auditivo. É como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva trabalhasse duas vezes mais em comparação a alguém com audição normal. Isso acontece porque ele tem mais dificuldade para processar as informações e preencher as letras e palavras que a audição não consegue captar.

Naturalmente, esse esforço para compreender a fala é ainda maior nas grandes cidades, nas quais o dia-dia é extremamente barulhento. Buzinas, tráfego intenso ou reuniões de trabalho em que várias pessoas falam ao mesmo tempo dificultam a compreensão da fala. Portanto, o cérebro de uma pessoa com perda auditiva tem mais trabalho para compreender os sons com clareza.

Por isso, é preciso ter cuidado extra com o esforço realizado para conseguir os sons. Se você sentir que a sua audição está sobrecarregada e ouvir está mais difícil do que o normal, a dica é fazer uma pequena pausa - 10 ou 15 minutos são suficientes. Caso tenha disponibilidade, procure um lugar tranquilo e silencioso para relaxar a mente dos ambientes barulhentos, como por exemplo uma praça ou um parque. Esse tempo é essencial para dar uma pausa ao cérebro e devolver a energia necessária para escutar os sons com menor esforço.

Esforço auditivo pode causar cansaço e fadiga excessiva

O esforço feito pelas pessoas com perda auditiva para conseguir ouvir pode causar fadiga e cansaço excessivo depois de um dia intenso de trabalho. É o que aponta estudo realizado pelo Departamento de Audição e Ciência da Fala, da Universidade Vanderbilt Bill Wilkerson, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram 149 pessoas com idade média de 66 anos. O estudo indicou que as pessoas com sintomas de cansaço acima da média não utilizavam aparelhos auditivos. Já os mais dispostos faziam uso da prótese auditiva.

Os pesquisadores concluíram que a relação entre perda auditiva, cansaço excessivo e falta de energia pode ser justificada pelo esforço do cérebro para conseguir ouvir os sons. Logo, se você chegar em casa indisposto e com cansaço acima do normal, esses podem ser sintomas de perda auditiva. A recomendação é procurar um especialista e fazer exames auditivos. Se a perda auditiva for diagnosticada, o aparelho auditivo é o tratamento mais indicado para devolver a capacidade de ouvir todos os sons com menor esforço.

Além de amplificar os sons, os aparelhos auditivos exercem uma função essencial para facilitar o processo de escuta. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os dispositivos atuais contam com uma função capaz de reconhecer e diminuir o ruído de fundo. Portanto, o som da fala torna-se mais claro. Como consequência, o cérebro precisará de menos esforço para ouvir e tornará o seu dia menos cansativo e estressante.

Ouça os sons da vida!

Não se esqueça que a audição não precisa ser um obstáculo em sua vida. Ouvir pode ser uma atividade simples e prazerosa, realizada sem esforço e de modo automático. Se você for diagnosticado com perda auditiva e receber a indicação para o uso da prótese auditiva, nós podemos te ajudar e devolver a você a capacidade de ouvir todos os sons que a vida tem a oferecer.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, fabricante suíça líder mundial em soluções auditivas. Aqui você encontra os principais tipos e modelos de aparelhos auditivos. Além disso, contamos com uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que participa de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo.

Agende uma visita a uma de nossas unidades e mantenha-se conectado com o mundo dos sons. A ParaOuvir está presente em cinco endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Clique aqui e saiba mais sobre saúde auditiva e aparelhos auditivos!

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!