Saiba por que você deve usar aparelhos auditivos em casa

03/11/2020 - Aparelhos auditivos

O aparelho auditivo é fundamental para o dia-dia das pessoas com perda auditiva. Seja para trabalhar, ir à escola ou mesmo em momentos de lazer. No entanto, muitas pessoas deixam de usar a prótese auditiva em casa e acabam colocando o dispositivo somente quando vão sair. Isso acontece porque as pessoas têm a falsa sensação que em casa, local silencioso e longe dos barulhos da rua, não é preciso usar o aparelho. Mas saiba que esse é um grande erro, que pode prejudicar o processo de reabilitação auditiva e tornar a adaptação mais difícil.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o cérebro é o órgão responsável por transformar os impulsos elétricos em sons. O uso frequente do aparelho auditivo ajuda a manter o cérebro ativo. Logo, quanto mais tempo você utilizar o dispositivo, mais rapidamente seu cérebro voltará a se acostumar a ouvir os sons novamente. Dependendo do tempo de privação sonora, o cérebro “esquece” como ouvir e precisa se readaptar.

Para quem começou a usar o aparelho recentemente, é fundamental utilizá-lo o máximo de tempo possível. Só com o tempo você aprenderá a manusear o aparelho e a compreender os novos sons. No começo é comum estranhar o som gerado pelo aparelho, inclusive o da própria voz. Ela pode soar metálica e diferente do que estava acostumado a escutar. É comum também sentir dificuldades de ouvir em ambientes com ruídos. Mas não desista. Com o tempo os sons se tornarão mais claros e naturais.

Perda auditiva pode causar isolamento e depressão

É sempre bom lembrar que a perda auditiva traz prejuízos à saúde física e mental. Ao encontrar dificuldades de compreender corretamente algumas palavras ou frases, muitos idosos passam a ter receio de conversar com outras pessoas. Por isso evitam encontros familiares e reuniões sociais e passam a se isolar socialmente. Esse isolamento pode evoluir para a depressão.

Além disso, o aparelho auditivo ajuda a manter o cérebro ativo e ajuda a brecar o declínio cognitivo. Quando há perda auditiva, os sons deixaram de chegar ao cérebro, resultando em dificuldade na compreensão de fala e na comunicação com outras pessoas. A falta de estímulo sonoro poderá ocasionar, a longo prazo, em um declínio na capacidade cognitiva, dificuldade de aprendizagem e no encurtamento de suas atividades cerebrais.

Portanto, para manter sua audição e cérebro aguçados, o único momento em que você deve remover seus aparelhos auditivos é para dormir e atividades como tomar banho ou nadar. Ao retirar o aparelho auditivo não esqueça de guardá-los em um local seguro e longe de animais de estimação. De preferência, mantenha o dispositivo no desumidificador. O aparelho ajuda a eliminar germes e bactérias e aumenta a vida útil do aparelho auditivo.

Mantenha sua audição em dia!

Diante de tudo isso, é é fundamental ficar atento aos sinais de perda auditiva e procurar um especialista assim que for identificada a dificuldade de escutar. Iniciar o tratamento o quanto antes é fundamental para manter a qualidade de vida, liberdade e independência. Quanto mais precoce, menores serão os prejuízos.

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos e demais soluções auditivas. A ParaOuvir é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial do segmento. Além disso, oferecemos um atendimento exclusivo e personalizado. Nossa equipe de fonoaudiólogos está pronta para lhe atender e proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo.

Não perca tempo e mantenha a sua saúde auditiva e mental em dia. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília. Para maior comodidade, contamos com cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Revisão do aparelho auditivo: qual a frequência ideal?

Tags:

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!