Surdez é uma das prioridades da OMS para o século

18/06/2019 - Saúde auditiva

O aumento crescente dos casos de perda auditiva, inclusive entre os jovens, acendeu o alerta e fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) eleger a surdez como uma das cinco prioridades da entidade para o século. A OMS colocou a deficiência auditiva no quarto lugar na lista de doenças. A surdez é considerada pela entidade a deficiência de maior impacto no índice de qualidade de vida da população. Supera, inclusive, a deficiência visual, de locomoção e outras 345 doenças.

Com a priorização do tema, a OMS criou a Lancet Commission for Global Hearing Loss (Comissão Global Lancet para Perda Auditiva). O objetivo do grupo é desenvolver ações práticas que serão sugeridas aos países filiados à OMS para tratar do tema. A comissão foi desenvolvida pela OMS em parceria com a revista científica Lancet.

Longevidade e maus hábitos

A longevidade da população é apontada como um dos motivos para a crescente preocupação com a perda auditiva. Estudos indicam que praticamente a metade da população acima dos 70 anos apresenta perdas auditivas significativas, mas que podem ser tratadas. Isso porque a surdez ao envelhecer faz parte do processo degenerativo natural do ser humano.

A exposição prolongada a ruídos altos por um longo período também contribui para a perda de audição. Outro fator que aumenta os riscos de perda auditiva é o uso frequente de fone de ouvido. Dependendo do tempo de exposição e intensidade, o som alto mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. A exposição a ruídos com frequência superior a 85 decibéis pode gerar danos irreversíveis à audição.

Recentemente, a OMS já fizera um alerta sobre o crescimento da perda auditiva entre os jovens. Esse aumento é causado justamente pelo uso excessivo de fone de ouvido. Segundo a organização, cerca de 1,1 bilhão de jovens correm o risco de perder a audição por escutar música com fone de ouvido em alto volume por um longo período.

Cuide da sua audição!

Por isso, é fundamental cuidar da saúde auditiva e fazer exames auditivos com frequência. A audiometria é o exame essencial para prevenção e tratamento de problemas auditivos. O exame é realizado pelo fonoaudiólogo e identifica possíveis alterações auditivas. A audiometria também fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, fundamentais para determinar o tratamento mais indicado.

Portanto, se você for diagnosticado com perda auditiva, iniciar o tratamento o quanto antes é fundamental para manter a qualidade de vida, liberdade e independência. Quanto antes a perda auditiva for tratada, menores serão os prejuízos. Deixar para depois pode ser extremamente prejudicial e causar danos irreversíveis à saúde física e mental.

Na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. A prótese auditiva não restaura a audição, mas devolve para o usuário a capacidade de escutar com excelente qualidade sonora. Atualmente os aparelhos auditivos são desenvolvidos com tecnologia de última geração e contam com inúmeras funcionalidades, que facilitam o seu dia a dia e proporcionam conforto e praticidade.

Referência em reabilitação auditiva

Há mais de 12 anos no mercado de saúde auditiva, a ParaOuvir Aparelho Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva. Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo. Desde a escolha do aparelho auditivo que melhor atende às suas necessidades auditivas, até o período de adaptação, acompanhamento e ajustes necessários.

A ParaOuvir é representante oficial no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas, e conta com uma grande variedade de aparelhos auditivos. Na ParaOuvir o paciente pode testar o aparelho por 10 dias, totalmente grátis. O objetivo é permitir que o paciente conheça o aparelho, suas funcionalidades e manuseio, além de verificar se está confortável e atende às suas necessidades auditivas. Venha para a ParaOuvir!

Tags:

Postagens recentes

Aparelhos auditivos

Procura por aparelhos auditivos cresce 61% no primeiro semestre

Depois de registrar queda no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura por aparelhos auditiv…

Saiba mais

Aparelhos auditivos

Qual a frequência ideal para a revisão do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um equipamento formado por componentes eletrônicos de última geração. O dispositivo tem u…

Saiba mais

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!