Estudo diz que vacinas contra covid-19 não causam risco à audição

04/06/2021 - Saúde auditiva

A ciência trabalhou de forma acelerada para encontrar vacinas capazes de brecar o avanço da covid-19. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas e preocupações sobre os efeitos colaterais dos imunizantes que estão sendo utilizados em várias partes do mundo. Estudo científico realizado pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, indica que as vacinas não têm qualquer relação com a perda de audição súbita.

Os pesquisadores investigaram 147 casos de perda súbita temporária relatados nos Estados Unidos entre dezembro de 2020 e março deste ano. As pessoas relataram a redução da capacidade auditiva após receberem doses das vacinas da Pfizer/BioNTech ou da Moderna, imunizantes aplicados na população norte-americana.

O estudo desmarcou mais de uma centena de casos e concluiu que apenas 40 desses relatos eram totalmente confiáveis. Os dados utilizados na pesquisa foram confirmados por um médico, além de exames médicos ou clínicos atestando a perda auditiva súbita. Do total analisado, 25 eram mulheres e 15 eram homens, com idades entre 25 e 88 anos.

Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, os resultados apontaram que as vacinas contra a covid-19 não foram responsáveis pela perda auditiva. “Não existe associação entre a aplicação de uma vacina de RNA mensageiro [mRNA] contra a SARS-CoV-2 e a perda auditiva súbita", explicaram os cientistas à revista científica JAMA Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

Perda auditiva súbita

Você já ouviu falar em perda auditiva súbita? A condição é caracterizada pela perda da capacidade auditiva de forma repentina, sem nenhum motivo aparente, como traumas ou lesões. Também conhecida como surdez súbita, pode ser definitiva ou temporária e afetar um ou os dois ouvidos. Na maioria dos casos o problema tem origem em infecções no ouvido. Embora a incidência seja maior após os 40 a 60 anos, pode afetar pessoas de todas as faixas etárias.

Além da redução da capacidade de audição, um dos principais sintomas da surdez súbita é o zumbido, ruído insistente e incômodo no ouvido, mesmo quando não há nenhum barulho no ambiente. Aproximadamente 70% dos casos de surdez súbita são acompanhados de zumbido no ouvido. Outros sintomas que podem aparecer nesses casos são vertigens ou a sensação de pressão no ouvido, como se estivesse tampado.

As causas da surdez súbita podem ser variadas e em alguns casos não são identificadas pelos especialistas. Entre os principais motivos para o aparecimento do distúrbio estão doenças virais, como caxumba, sarampo ou catapora, infecções bacterianas, traumas no ouvido causados pelo uso incorreto de cotonete e uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos.

Ouça todos os sons da vida!

Nos casos em que perda auditiva não puder ser revertida, o uso de aparelhos auditivos pode devolver ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza. Atualmente os aparelhos auditivos são modernos, pequenos e praticamente imperceptíveis. Os dispositivos permitem aos pacientes levar uma vida normal, com autonomia e independência.

A audição é urgente e não pode esperar. Por isso não perca tempo e mantenha a sua audição em dia. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há quase 15 anos. Contamos com atendimento personalizado, equipamentos de última geração e uma equipe altamente qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva.

Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. São seis endereços em Brasília (DF): Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga), Edifício Med Center (Asa Norte) e Centro Clínico Vitrium (Asa Sul).

Leia também: Osteoporose pode acelerar a perda auditiva, diz estudo dos EUA

Postagens recentes

Saúde auditiva

Mais de 75% das pessoas que sofrem de zumbido não recebem tratamento

O zumbido no ouvido afeta milhares de pessoas de todas as idades. O problema é que a maioria absoluta das pessoas q…

Saiba mais

Saúde auditiva

Saiba o que é a perda auditiva induzida por ruído e como identificar

A vida moderna nas grandes cidades é barulhenta. A exposição frequente a sons cotidianos, como sirenes, buzinas e…

Saiba mais

Saúde auditiva

Como evitar a otite e as infecções de ouvido no inverno?

O inverno chegou oficialmente nesta semana no Brasil. Junto com as baixas temperaturas, nesta época do ano são mui…

Saiba mais
Voltar ao Blog

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Nossas unidades Encontre a unidade mais próxima de você

Asa Sul

SEP/Sul 710/910,Ed. Via Brasil, Lojas 42/44/46,
(61) 3443-1042. (61) 9 9928-8484

Lago Sul

Gilberto Salomão, QI 05, Bloco B – Loja 16
(61) 3248-1395 (61) 9 9809-8484

Taguatinga

ST C Norte AE 09 – Módulo B, Loja 07 – Centro Médico, Hospitalar Anchieta
(61) 3562-4313 (61) 9 9989-9911

Pátio Brasil

Setor Comercial Sul, Torre, Bloco A, 7º andar, Sala 701/703
(61) 3224-7075 (61) 9 9860-8484

Asa Norte

Ed. Med Center BLM Loja 40

(61) 3772-2600 (61) 9 8218-7170

Unidade Vitrium

Centro Médico Vitrium Setor de Grandes Áreas Sul 613/614 L2 Sul, S 05, ao lado do complexo do Hospital Sírio Libanês

(61) 3346-8725 | (61) 99970-3547

Entre em contato Fale conosco!