(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Saiba como treinar a audição sem sair de casa

Home - Saúde auditiva - Saiba como treinar a audição sem sair de casa

Saiba como treinar a audição sem sair de casa

Você sabia que o cérebro exerce uma função fundamental na audição? Por isso ele precisa ser estimulado para ouvir os sons com clareza e interpretá-los corretamente. Neste momento em que a recomendação dos órgãos de saúde é ficar em casa o máximo de tempo possível, alguns exercícios simples ajudam a treinar a sua audição sem sair de casa. Aplicativos e sites com exercícios, jogos, leitura de livros digitais em voz alta, ou mesmo ouvir músicas acompanhando a letra visam melhorar a habilidade de escuta e discriminação sonora.

O portal Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas (SisTHA), da Unifesp, oferece atividades interessantes para treinar a sua audição e ampliar a compreensão dos sons de forma bastante simples. A plataforma possui diversos eixos de atuação e exercícios, e começa de forma simples. Como, por exemplo, ouvir os sons do choro de criança, palmas, trânsito e restaurantes. A seguir, é só clicar na imagem correspondente. A plataforma disponibiliza um painel para você acompanhar seu progresso.

Para as crianças com deficiência auditiva, um dos aplicativos indicados para treinar a audição é o site Afinando o Cérebro. O site dispõe de exercícios mentais envolvendo visão e audição, principalmente habilidade de escuta e concentração. Existem também aplicativos que leem livros digitais em voz alta. Eles permitem a você treinar a pronúncia e a audição, podendo acompanhar a leitura junto com o áudio. O eReader e o Adobe Reader DC são alguns dos exemplos.

Outro exercício que ajuda você treinar a audição é ouvir música e acompanhar a letra. Aplicativos como o Deezer ou Letras.Mus.Br possuem opções para apresentar as legendas enquanto toca a música. Associar os sons da letra das música com o significado é um ótimo treinamento para ou ouvidos. Mas lembre-se de fazer as atividades sempre utilizando o aparelho auditivo.

Acompanhamento com um fonoaudiólogo

É importante ressaltar que, para a reabilitação auditiva, é fundamental o acompanhamento com um fonoaudiólogo. Entretanto, fora das consultas podemos fazer nossa parte em busca da melhor compreensão dos sons. A tecnologia pode ser nossa aliada e auxiliar a superar esse momento tão difícil.

É comprovado cientificamente que a realização dos exercícios são eficazes e trazem inúmeros benefícios aos pacientes. Desde que, naturalmente, sejam executados em programas de reabilitação fonoaudiológica com o acompanhamento de profissional especializado, por um período definido e frequência determinada pelo fonoaudiólogo de acordo com cada caso.

Vantagens do treinamento auditivo

O treinamento auditivo tem se mostrado um importante aliados às pessoas que apresentam perda de audição. A atividade ajuda a estimular o cérebro a ouvir os sons com clareza e interpretá-los corretamente. O treinamento auditivo é realizado pelo fonoaudiólogo, por meio de exercícios que trabalham as estruturas do cérebro. Esses exercícios proporcionam melhora significativa na capacidade auditiva.

Quando há perda auditiva o cérebro desacostuma a ouvir os sons. Por isso, ao começar a utilizar o aparelho auditivo é comum encontrar dificuldades para entender os novos sons que passou a ouvir. É natural ter a sensação que os sons estão muito altos, estridentes ou agudos. Portanto, o treinamento auditivo ajuda as pessoas com perda auditiva a melhorar as habilidades auditivas e amplia a capacidade de compreensão da fala.

A atividade utiliza exercícios que estimulam as habilidades auditivas, como identificar sons de frequência e intensidades diferentes; prestar atenção na fala de uma pessoa enquanto ouve frases na outra orelha; e memorizar sons em sequência. Os exercícios são realizados com o uso de audiômetro e cabine acústica, além de softwares desenvolvidos especificamente para o treinamento auditivo.

Unidades adaptadas para lhe receber!

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos está funcionando normalmente e preparada para lhe atender durante esse período de pandemia. Afinal, a audição não pode esperar. Todas as nossas unidades foram adaptadas para recebê-lo com total segurança. Os cuidados com a higienização foram redobrados e nossos colaboradores utilizam todos os equipamentos de segurança durante os atendimentos, como luvas cirúrgicas, máscaras, óculos de proteção, propé e toucas higiênicas.

Além disso, os atendimentos serão feitos somente com horário marcado e com intervalo espaçado entre um paciente e outro. Tudo para evitar que os pacientes fiquem aguardando na recepção e tenham contato próximo com outras pessoas. O intervalo ainda é necessário para que a desinfecção da sala seja realizada.

Portanto, não deixe que a deficiência auditiva limite a sua vida. A ParaOuvir é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 12 anos. Estamos à disposição para auxiliá-lo no tratamento e devolver a você a capacidade de ouvir todos os sons que o mundo tem a lhe oferecer. Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades em Brasília (DF)!

Leia também: Atenção ao uso excessivo do fone de ouvido durante a pandemia

Leave A Comment