Comprou o aparelho auditivo, mas não escuta? Saiba o que fazer!

Ao comprar o aparelho auditivo, é comum que o paciente acredite que voltará a ouvir todos os sons perfeitamente e de forma imediata. No entanto, alguns usuários podem apresentar queixas, principalmente de compreensão de fala no ruído. Isso acontece porque o paciente precisa de prática com a prótese auditiva e de algumas ações para extrair o maior rendimento possível do seu aparelho.

Em primeiro lugar, o paciente precisa ter a consciência que a adaptação ao aparelho auditivo requer paciência e pode levar algum tempo para voltar a ouvir sons com total clareza e compreensão. Isso porque o cérebro precisa se acostumar a ouvir novamente. Por isso, é importante utilizar o aparelho o maior tempo possível.

Outras estratégias que ajudam o paciente a ouvir com mais clareza são posicionar-se de frente para o interlocutor e pedir para a pessoa com quem está conversando falar mais devagar e pausado.

O treinamento auditivo é essencial para o usuário obter um bom resultado do aparelho auditivo. Com objetivo principal de melhorar a compreensão da fala e as sensações sonoras, o treinamento auditivo é realizado com audiômetros, cabines acústicas e softwares que estimulam as principais habilidades auditivas.

Entre os benefícios do treinamento auditivo estão a ampliação da capacidade e compreensão da fala, mesmo em ambientes ruidosos e o aumento da atenção e memória auditiva. Com o treinamento, os pacientes se sentirão confiantes para se comunicarem. Desta forma, a tendência é retomar a participação em atividades sociais e reuniões familiares.

Outra recomendação para ter a melhor experiência possível com o seu aparelho auditivo é fazer acompanhamentos constantes com o fonoaudiólogo, que fará os ajustes necessários na programação da prótese auditiva. Também é indispensável a audiometria anual para acompanhar uma possível progressão da perda auditiva. Por fim, não deixe de se consultar com o otorrinolaringologista com frequência. Se todas essas práticas forem adotadas, o paciente poderá voltar a ouvir com clareza todos os sons e levar uma vida totalmente normal.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece todos os tipos de aparelho auditivo disponíveis no mercado. Também contamos uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que farão os treinamentos auditivos e os ajustes sonoros dos aparelhos de acordo com as necessidades de cada usuário.

Nosso principal objetivo é proporcionar aos pacientes o melhor suporte possível e facilitar a adaptação ao aparelho auditivo. Visite uma de nossas unidades e sinta os benefícios de voltar a ouvir os sons da vida!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: