Telefone/Whatsapp para contato
(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Conheça os principais tipos de aparelho auditivo e suas indicações

 

O uso do aparelho auditivo é a principal opção para a maioria das pessoas que apresentam perda auditiva. Com a tecnologia em constante avanço, o mercado oferece uma variada gama de opções. Os principais tipos de aparelho auditivo são o retroauricular (BTE), receptor no canal (RIC) e os intracanais customizados, que são indicados de acordo com o grau de perda auditiva, adaptação e formato do canal auditivo.

Selecionar um aparelho auditivo não precisa ser uma decisão difícil, principalmente quando devidamente orientada pelo fonoaudiólogo. Deve-se levar em consideração o tipo que melhor se adapta à perda auditiva e aos hábitos diários do paciente.

Neste artigo, conheça os principais modelos de aparelhos auditivos e quais são os mais adequados às suas necessidades específicas. Vamos lá?

Os tipos de aparelho auditivo

A escolha do aparelho auditivo ideal vai depender do seu estilo de vida, da perda auditiva e de suas necessidades auditivas. O fonoaudiólogo é o profissional que irá orientar sobre os prós e contras de certos tipos de aparelhos auditivos de acordo com o caso. Após a compra, o aparelho deve ser calibrado e testado periodicamente com o acompanhamento do fonoaudiólogo para garantir um bom funcionamento.

Conheça agora os tipos de aparelhos auditivos!

Retroauricular (BTE)

Posicionado atrás da orelha, o retroauricular (BTE) é um aparelho auditivo discreto e com bastante recursos. Resistente e de fácil manuseio, é formado por duas partes, que são ligadas por um tubo transparente, em plástico ou em silicone, que transmite o som amplificado. Pode ser utilizado por pacientes com perda auditiva leve a profunda.

Receptor no canal (RIC)

Considerado uma evolução do retroauricular, o receptor no canal (RIC) é o mais moderno e versátil, pois o mesmo aparelho pode ser utilizado caso aumente o grau da perda auditiva. Também é posicionado atrás da orelha e ligado ao canal auditivo por um fio fino transparente com um receptor na sua ponta. É o menor e mais discreto tipo de aparelho auditivo do mercado.

Intracanal (ITC)

Este aparelho é praticamente invisível porque fica dentro do canal auditivo, com apenas uma pequena parte à mostra.

Consegue atender perfeitamente pacientes com perda auditiva de grau leve a moderado.

Tecnologia como aliada: conheça os aparelhos auditivos sem fio

Além das funções básicas, os aparelhos auditivos com tecnologia avançada podem apresentar diferentes funcionalidades, como atender ligações telefônicas, ouvir música diretamente no aparelho ou se conectar à televisão. Isso porque a tecnologia wireless possibilitou recursos impressionantes nos aparelhos auditivos com uma experiência muito melhor para seus usuários.

Seu principal benefício é que eles se comunicam com dispositivos eletrônicos externos. Isso significa que você pode conectar seu aparelho auditivo a um dispositivo remoto ou de streaming. O dispositivo de transmissão então traduz esse sinal para ser compatível com o processador do aparelho auditivo.

Por exemplo, essa função permite conexão direta com um celular, possibilitando ao usuário ouvir um telefonema importante diretamente em seus ouvidos.

Outra vantagem da tecnologia é que o par de aparelhos auditivos consegue se comunicar de forma integrada. Ou seja, eles transmitem informações sobre o som no ambiente e fazem alterações em suas configurações em paralelo.

Assim, se você está em uma sala barulhenta, os aparelhos auditivos trabalham em equipe para se concentrar mais precisamente em alguém que está falando. Quando você aumenta o volume ou programa a opção “mudo” em um ouvido, o aparelho auditivo do outro ouvido se ajusta à mesma configuração automaticamente.

A transmissão sem fio de dados sonoros entre dois dispositivos beneficia todos os dias os usuários de aparelhos auditivos, oferecendo mais qualidade de som, melhor localização, conveniência e maior conectividade.

A importância dos aparelhos auditivos

A perda auditiva é algo comum no mundo moderno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) quase 500 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas auditivos.

Aqueles que decidem procurar pelo tratamento com o uso de aparelhos auditivos, apresentam uma melhora, não apenas em sua audição, mas na redução de quadros de ansiedade, de isolamento social e até mesmo de depressão. Além disso, esses pacientes também apresentam mais autoestima e qualidade de vida.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece todas as opções descritas neste artigo. Hoje, os aparelhos auditivos estão repletos de recursos inteligentes. Se você possui perda auditiva e está com dúvidas sobre qual escolher, entre em contato com a nossa equipe que iremos te ajudar.

Leia também: Conheça o único aparelho auditivo invisível do mundo

Ficou interessado em experimentar um aparelho auditivo? Agende um teste gratuito por 10 dias e tenha a oportunidade de conhecer os aparelhos auditivos da ParaOuvir!

Leave A Comment

Agende seu teste
Gratis por whatsapp

Clique aqui e ganhe R$ 300,00 de desconto*

Preencha seus dados
para ter o seu desconto*


Regras do desconto
*Válido para qualquer aparelho auditivo da linha Advanced Premium