A importância de usar o aparelho auditivo nos dois ouvidos

A audição é fundamental para proporcionar qualidade de vida e comunicação com o mundo externo. É através dela que nos comunicamos com nossos amigos e familiares e desenvolvemos a linguagem e a fala. Na maioria dos casos de perda auditiva, o aparelho auditivo é eficaz para devolver ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza.

Quando ocorre nos dois ouvidos, a chamada perda auditiva bilateral, é fundamental utilizar os aparelhos em ambos os lados, mesmo que um ouvido tenha capacidade parcial de audição. Entenda o porquê neste artigo.

Vantagens e benefícios

Quando os ouvidos trabalham em conjunto, o som fica muito mais claro e natural, e permite captar sons mais distantes. Isso porque nosso cérebro foi projetado para processar o som dos dois ouvidos. Por isso, ouvir bem com os dois ouvidos permite identificar com mais facilidade de onde vem o som e compreender a fala em ambientes com excesso de ruído.

Outro benefício de ter os dois ouvidos em pleno funcionamento é a capacidade de reconhecimento de fala. Ou seja, quando estiver conversando em um grupo de pessoas, é possível perceber perfeitamente quem está falando com você, mesmo se as vozes forem parecidas.

Geralmente, a perda auditiva bilateral está relacionada ao envelhecimento natural do ser humano. No entanto, a hereditariedade, exposição crônica a ruídos altos por um longo período e o uso de medicamentos específicos também podem levar a este problema em pessoas de todas as idades.

Procure um profissional aos primeiros sintomas

 

A perda auditiva evolui gradativamente, por isso é importante procurar um otorrinolaringologista assim que sentir os primeiros sinais, como zumbido no ouvido, dificuldades de entender os sons em ambientes barulhentos ou falar muito alto. O profissional irá avaliar o tipo de surdez e confirmar se a recomendação é para o uso do aparelho auditivo. Neste caso, o fonoaudiólogo será o responsável por determinar o tipo de aparelho, além de aprimorar os ajustes sonoros do dispositivo de acordo com as necessidades de cada usuário.

Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos, discretos e praticamente imperceptíveis. Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos os pacientes encontram uma grande variedade de aparelhos auditivos, ideais para cada pessoa e grau de deficiência. Não deixe de se comunicar com o mundo. Procure uma de nossas unidades em Brasília e faça um teste grátis.

Leia mais: Perda auditiva moderada tem cura?

Share

Leave A Comment