FGTS pode ser utilizado para compra do aparelho auditivo

Você sabia que pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um aparelho auditivo? Isso é possível desde abril deste ano, após a publicação no Diário Oficial da União do decreto nº 9.345. A norma permite ao trabalhador com deficiência utilizar o benefício para a compra de órteses e próteses, entre elas aparelhos auditivos.

Para conseguir a liberação do FGTS para essa finalidade, o trabalhador deve apresentar um laudo médico atestando essa condição, o tipo e o grau da deficiência, além de prescrição médica que indique a necessidade da prótese auditiva. Os documentos devem ser emitidos por médico devidamente identificado por registro profissional. Se documentação for aprovada, a Caixa disponibiliza o valor da prótese estabelecido na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), limitado ao saldo disponível na conta de FGTS do trabalhador.

De acordo com o decreto, é considerado trabalhador com deficiência aquele que possui impedimento de natureza física ou sensorial que produza efeitos pelo prazo mínimo de dois anos e possa impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em condições de igualdade.
No caso do uso dos recursos para a compra de aparelhos auditivos, também é necessário que a pessoa tenha uma perda auditiva de pelo menos 50 decibéis, o que equivale a uma perda de grau moderado.

Com o recurso disponível, o paciente deve procurar um centro auditivo especializado. Presente no mercado há mais de 10 anos, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos é representante exclusiva no Distrito Federal da empresa suíça Phonak, líder mundial no segmento auditivo. A ParaOuvir oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, que se adequam às necessidades de cada usuário.

Os aparelhos auditivos apresentam diferentes níveis de tecnologia. Por isso, um aparelho com menos recursos tem um preço mais acessível que um com mais tecnologia. O preço vai depender da tecnologia e funcionalidades oferecidas pelo aparelho.

Antes do paciente efetivar a compra do aparelho auditivo, a ParaOuvir oferece um teste grátis por 7 dias. O aparelho é ajustado exclusivamente para o usuário, que poderá conhecer as funcionalidades e vantagens do dispositivo. Também contamos uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que farão os treinamentos auditivos e os ajustes sonoros dos aparelhos. Agende uma visite a uma de nossas unidades e recupere a sua autoestima e qualidade de vida!

Share

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: