A importância de ouvir: qualidade de vida e contato com o mundo

A audição é um dos sentidos mais importantes do ser humano e necessidade fundamental para pessoas de todas as faixas etárias. É através dela que nos comunicamos com nossos amigos e familiares e desenvolvemos a linguagem e a fala. Além disso, a audição é essencial no cotidiano. Por meio da audição recebemos os sons da buzina de um automóvel, alarme de incêndio ou sirene de uma ambulância, por exemplo. Por isso, a audição é fundamental para proporcionar qualidade de vida e comunicação com o mundo externo.

A maioria da população brasileira tem audição saudável. Porém, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência auditiva, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, de cada 100 pessoas, cinco têm grau leve, moderado ou severo de deficiência auditiva.

A perda auditiva pode acontecer gradualmente, o que dificulta a percepção dos sintomas. Alguns dos principais sinais da perda auditiva são a dificuldade para ouvir a televisão, falar ao telefone e de comunicar-se em ambientes com ruídos. A necessidade de se concentrar para entender o que as pessoas também pode ser um sintoma de deficiência auditiva.

O que pouca gente sabe é que a perda auditiva pode ocorrer em somente um ouvido. Estes casos são chamados de perda auditiva unilateral. Já quando acontece nos dois ouvidos, é chamada de perda auditiva bilateral. É necessário ressaltar a importância de escutar com os dois ouvidos, por isso a perda unilateral também precisa ser tratada. Entre os prejuízos da perda auditiva unilateral estão a dificuldade de localizar de onde vem o som e a compreensão da fala em ambientes com ruído.

O aparelho auditivo é eficaz no tratamento da maioria dos casos de deficiência auditiva. O uso não restaura a audição, mas oferece condições de ouvir os sons e levar uma vida normal. Atualmente os aparelhos auditivos são discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação.

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos os pacientes encontram uma grande variedade de aparelhos auditivos, ideais para cada pessoa e grau de deficiência. Não deixe de se comunicar com o mundo. Procure uma de nossas unidade em Brasília e faça um teste grátis.

Share

Leave A Comment