(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Cinco medos relacionados ao uso dos aparelhos auditivos

Home - Aparelhos auditivos - Cinco medos relacionados ao uso dos aparelhos auditivos

Cinco medos relacionados ao uso dos aparelhos auditivos

A perda auditiva não tratada traz riscos à saúde e aumenta os riscos de desenvolver doenças como demência, Alzheimer, ansiedade e depressão. Além, é claro, das dificuldades de audição propriamente ditas. Diante disso, é natural imaginar que as pessoas com perda auditiva procurem o fonoaudiólogo para diagnóstico e tratamento assim que perceberem os primeiros sintomas a fim de iniciarem o tratamento com aparelhos auditivos. Infelizmente nem sempre é isso que acontece.

Pesquisas indicam que a maioria das pessoas espera de sete a 10 anos antes de fazer algo a respeito da perda auditiva. Os motivos são os mais variados. Desde a dificuldade de identificar o problema auditivo, vaidade, negação do problema ou outros medos comuns relacionados ao uso dos aparelhos auditivos.

É importante lembrar que a perda auditiva não tratada pode causar uma série de prejuízos. Estudos científicos comprovam que a perda auditiva não tratada piora substancialmente a qualidade de vida do paciente. Quanto mais tempo você demorar para tratar a perda auditiva, mais difícil será para o cérebro volta a se acostumar a ouvir os sons.

Por isso, confira quais os principais medos relacionados ao uso do aparelho auditivo e que afastam as pessoas da reabilitação:

1. Receio que eles me façam parecer velho

A estética é uma preocupações mais frequentes. Embora a perda auditiva atinja todas as faixas etárias, é comum as pessoas associarem a perda auditiva aos idosos. Se você estiver realmente constrangido com a aparência dos aparelhos auditivos, pergunte a seu fonoaudiólogo se a sua perda auditiva permite ser tratada com o Phonak Lyric, único aparelho auditivo invisível do mercado. O dispositivo é invisível porque é posicionado de forma segura no conduto auditivo.

2. Eu não gosto de ir ao médico

Essa é uma desculpa muito comum para adiar o tratamento. Mas se o receio de consultar o médico estiver relacionado ao medo de não saber o que acontecerá, entenda o que esperar da primeira consulta. Geralmente, o fonoaudiólogo escuta as queixas, a história da deficiência auditiva e todos os passos que o levaram até aquele momento. Em seguida, o profissional avalia os exames auditivos, identifica o grau e tipo da perda auditiva e tira todas as dúvidas e expectativas sobre o tratamento.

3. Tenho medo de não conseguir pagar por eles

A preocupação financeira costuma ser outro motivo que afasta as pessoas dos aparelhos auditivos. Existem no mercado uma infinidade de variedade de marcas, tipos e modelos de aparelhos auditivos. O preço vai depender, principalmente, da tecnologia e das funcionalidades oferecidas pelo aparelho auditivo. Mas é importante lembrar que ao comprar o aparelho auditivo, você terá assistência permanente do fonoaudiólogo, sem nenhum custo extra. E alguns bancos contam com linhas de crédito destinadas especialmente para a aquisição de aparelhos auditivos.

4. Será que eles vão funcionar?

Nos últimos 10 anos a tecnologia dos aparelhos auditivos evoluiu significativamente. Os dispositivos de hoje são mais capazes de distinguir a fala do ruído de fundo, são menores e mais discretos. Os sons dos aparelhos atuais são mais claros e naturais. E não é só isso. Alguns modelos possuem funcionalidades inimagináveis tempos atrás, como conexão direta com a televisão e o celular. Portanto não há motivo para ter receio de que eles não poderão lhe ajudar.

5. Medo de perdê-los

Talvez o maior medo dos usuários de aparelhos auditivos é perder o dispositivo. Mas esse medo pode ser administrado e transformado em cuidado. Faça-os parte de sua rotina e você poderá eliminar esse medo facilmente. Além disso, a Phonak oferece, em alguns modelos, a garantia Phonak Plus. Se o paciente perder o aparelho no primeiro ano, ele ganha um aparelho novo. Para crianças existem alguns acessórios que podem ajudar a evitar que esse aparelho se perca, como cordinhas que prendem na roupa.

Nós podemos te ajudar!

Ao mostrar os medos dos aparelhos auditivos, esperamos ter dado a você a coragem de procurar ajuda para a sua perda auditiva o mais cedo possível. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos está à disposição para ajudá-lo em sua reabilitação auditiva. Somos representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Por isso, oferecemos uma infinidade de aparelhos auditivos, e um deles certamente será ideal para você.

Não perca tempo e mantenha a sua saúde auditiva em dia. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Brasília. Para maior comodidade, contamos com cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte).

Leia também: Conheça os sinais precoces de perda auditiva

Leave A Comment