(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

O que é o zumbido no ouvido e como tratá-lo?

Home - Aparelhos auditivos - O que é o zumbido no ouvido e como tratá-lo?

O que é o zumbido no ouvido e como tratá-lo?

mulher na cama com dores na cabeça

 

Você costuma ouvir barulhos insistentes no ouvido semelhantes ao som de cigarras, cachoeira ou até mesmo do som de abelhas?

Então, acompanhe este artigo! Você irá entender o que é o zumbido no ouvido e conhecerá as principais formas de tratamento para ele. 

Vamos lá?

Leia também:

Zumbido constante no ouvido: o que fazer?

O que é o zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido, ou tinnitus, é a sensação de ouvir assobios, chiados, estalos ou outros barulhinhos na ausência de qualquer fonte geradora desses sons. 

O ruído pode ser intermitente ou contínuo, pode variar de volume, e costuma incomodar, especialmente, quando o paciente se encontra em um lugar extremamente silencioso ou quando vai dormir — momentos em que o zumbido é percebido com mais foco e intensidade.

Para a maioria das pessoas, a condição dificulta a concentração e interfere em todo o dia a dia: na audição de sons reais ao redor, no desempenho no trabalho ou em qualquer outra atividade, bem como na qualidade das interações sociais, resultando em grande desgaste psicológico.

Entretanto, ao contrário do que se possa pensar, o zumbido não é uma doença, mas um sintoma de alerta de que há algo errado com o corpo. Portanto, na presença de zumbido constante no ouvido, o paciente deverá buscar auxílio médico para descobrir o que causa o sintoma em questão.

A boa notícia é que, uma vez descoberta a origem do zumbido, será possível tratá-lo, proporcionando ao paciente a paz do silêncio novamente.

Deseja conhecer as causas possíveis do zumbido? Acompanhe a seguir!

>>> Conheça as possíveis causas do zumbido no ouvido

O diagnóstico de zumbido no ouvido

Para o diagnóstico de zumbido no ouvido, o primeiro médico a ser consultado é o otorrinolaringologista. De modo geral, o especialista solicitará a realização do exame de audiometria (para avaliar a qualidade da audição) e do exame de acufenometria (para avaliar o tipo e a intensidade do zumbido em questão). Os dois exames são realizados pelo fonoaudiólogo e darão ao médico a possibilidade de um diagnóstico.

Como as causas mais frequentes do zumbido no ouvido são relacionadas à saúde auditiva — devido à presença de uma perda auditiva, de infecções ou lesões no ouvido ou até mesmo do excesso de cera no ouvido, por exemplo — nesses casos, o otorrino conseguirá indicar o melhor tratamento para o paciente.

No entanto, caso nenhum desses problemas seja identificado, o paciente precisará ser avaliado por outras especialidades, podendo envolver cardiologistas, endocrinologistas, odontologistas, neurologistas, e outros. Isso porque as demais causas do zumbido podem estar relacionadas a alterações cardiovasculares, neurais ou no metabolismo, à má alimentação, a disfunções da articulação da mandíbula, dentre outras possibilidades que deverão ser analisadas detalhadamente.

Leia também:

5 mitos e verdades sobre o zumbido no ouvido

Principais tratamentos para o zumbido no ouvido

Conforme a causa identificada para o zumbido no ouvido, o tratamento será definido — tanto para o próprio zumbido, quanto para o fator causador do sintoma. A depender do diagnóstico, alguns medicamentos, terapias e massagens podem ser indicadas.

Já em casos de perda auditiva diagnosticada, os aparelhos auditivos serão os responsáveis por devolver a qualidade de escuta ao paciente, contornando o incômodo do zumbido e fornecendo ao paciente o acesso aos sons com qualidade.

Caso o uso de aparelhos auditivos não seja suficiente para inibir o zumbido, o paciente poderá contar com dispositivos que combinam as funcionalidades do aparelho auditivo com a de um gerador de som. Nesses casos, o gerador de som será responsável por, em momentos mais silenciosos, beneficiar o paciente com a presença de sons predefinidos que o façam desviar a atenção do zumbido ainda presente.

O mascaramento do zumbido, por sua vez, é uma opção de tratamento que visa preencher o ambiente com outros sons neutros, suaves e de baixa intensidade, a fim de tornar o zumbido imperceptível. O paciente deverá escolher, portanto, os sons que te tragam mais conforto e sentimento de paz, seja o barulho de pássaros, de cachoeira, músicas instrumentais, dentre outras variações.

Já a terapia sonora deverá responder ao resultado do exame de acufenometria, visando identificar o timbre, a frequência e o volume do zumbido relatado pelo paciente, até encontrar um som que seja o mais próximo possível. A ideia é fazer com que o paciente pare de notar o zumbido pela interferência de um som similar.

Como a ParaOuvir pode te ajudar com o seu zumbido no ouvido?

Em caso de perda auditiva, a Phonak — líder mundial em soluções auditivas e representada com exclusividade pela ParaOuvir no Distrito Federal — conta com uma linha completa de aparelhos auditivos com recursos específicos para o tratamento do zumbido.

O Phonak Tinnitus, por exemplo, é um aplicativo disponível para iOs e Android e que funciona como uma terapia sonora, na qual os usuários podem selecionar sons padrão ou canções de sua própria biblioteca de música e usar a opção de temporizador para ajudá-los a adormecer. A ferramenta inclui, ainda, um acessório digital sem fio para a transmissão do som para os aparelhos auditivos.

Além do aplicativo, existe a possibilidade de integrar o gerador de som ao aparelho auditivo, por meio de uma funcionalidade chamada Tinnitus Balance. O gerador irá emitir um som suave que se confunde com o ruído de fundo, tirando o foco do paciente no zumbido. O objetivo é ensinar o cérebro a ignorar o zumbido, para que o paciente pare de se incomodar com o barulho.

Deseja tratar o seu zumbido em conjunto com a perda auditiva? Visite uma das nossas unidades e experimente nossos aparelhos auditivos por 10 dias gratuitos.

Deseja saber mais sobre o zumbido no ouvido? Então, leia também:

Conheça as soluções auditivas para tratamento de zumbido

Qual a relação entre o zumbido no ouvido e a sinusite?

Tontura e zumbido no ouvido: qual a relação?

imagem ilustrativa de livro sobre zumbido no ouvido
Baixe gratuitamente o Ebook e Saiba como Lidar com o Zumbido no Ouvido – ParaOuvir Aparelhos Auditivos

Share

Leave A Comment