Perda auditiva aumenta o risco de desenvolver demência

A perda auditiva pode trazer uma série de complicações à saúde das pessoas que não a tratarem da forma adequada, principalmente entre os idosos. Um dos riscos é desenvolver demência, doença cerebral que causa diminuição da capacidade de raciocínio e memória. A diminuição dos sons que entram pelos ouvidos e chegam ao cérebro reduzem a capacidade cognitiva, encurtando as atividades cerebrais.

Outro fator que pode acelerar a doença neurológica é isolamento social causado pela perda auditiva não tratada. Com a dificuldade em se comunicar e ouvir os sons com clareza, a pessoa tende a se afastar do convívio com os amigos e familiares. Com isso, os estímulos cerebrais ficam escassos e levam a um maior declínio cognitivo.

Estudos científicos comprovam que o uso de aparelho auditivo ajuda na manutenção da capacidade mental da pessoa com deficiência auditiva e breca o avanço da demência. Além disso, a prótese auditiva restaura a habilidade de se comunicar e permite que o paciente volte a interagir em sociedade.

Além do uso do aparelho, o treinamento auditivo também ajuda a estimular a atenção e memória em pacientes que apresentam comprometimento cognitivo. No treinamento auditivo são utilizados audiômetros, cabines acústicas e softwares desenvolvidos especialmente para esta finalidade.

Por isso, é essencial realizar exames periódicos e procurar um especialista a qualquer sintoma de perda auditiva. Na maioria dos casos, o aparelho auditivo é a melhor opção para tratar a surdez. Se a indicação for para o uso do aparelho auditivo, é fundamental procurar um centro auditivo especializado.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece todos os tipos de aparelho auditivo disponíveis no mercado e conta com uma equipe capacitada de fonoaudiólogos, que irão indicar o tipo de prótese auditiva que melhor se adapta a cada pessoa. Atualmente os aparelhos são pequenos, discretos e alguns modelos praticamente imperceptíveis, o que facilita a aceitação e adaptação.

Também temos profissionais especializados em treinamento auditivo e laboratórios próprios com técnicos em eletrônica qualificados e aptos a resolver o problema rapidamente. Tudo para proporcionar a melhor experiência possível. Visite uma de nossas unidades em Brasília e sinta os benefícios de voltar a ouvir os sons da vida!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: