Perda auditiva não tratada traz riscos à saúde. Entenda!

Ignorar a perda auditiva e deixar de procurar tratamento com um profissional especializado pode colocar a saúde em risco. Além das complicações relacionadas à perda de audição propriamente dita, como dificuldade em se comunicar, falar ao telefone ou assistir televisão, a deficiência auditiva não tratada pode prejudicar a saúde física e mental. Cansaço excessivo, depressão, redução da capacidade cognitiva e dificuldade de aprendizagem são alguns dos problemas associados. Veja neste artigo os prejuízos de não tratar a perda auditiva.

Prejuízos para todas as idades

Em idosos, a perda auditiva não tratada pode fazê-los se isolar do convívio social e até evoluir para a depressão. Outro risco é desenvolver demência, doença cerebral que causa diminuição da capacidade de raciocínio e memória. Estudos científicos comprovam que a diminuição dos sons que entram pelos ouvidos e chegam ao cérebro reduzem a capacidade cognitiva e encurtam as atividades cerebrais.

No caso de crianças e adolescentes, a deficiência auditiva não tratada aumenta a chance de atrasos no desenvolvimento da linguagem e comunicação, além de dificuldades de aprendizagem e alfabetização. Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, menores serão os impactos nas etapas do desenvolvimento da criança.

Benefícios do aparelho auditivo

A perda auditiva pode acontecer gradualmente, o que dificulta a percepção dos sintomas. Alguns dos principais sinais da perda auditiva são a dificuldade para ouvir a televisão, falar ao telefone e de comunicar-se em ambientes com ruídos. A necessidade de se concentrar para entender o que as pessoas também pode ser um sintoma de deficiência auditiva. Por isso, é importante ficar atento e buscar tratamento o mais rápido possível.

O aparelho auditivo é eficaz no tratamento da maioria dos casos de deficiência auditiva. O uso não restaura a audição, mas oferece condições de ouvir os sons e levar uma vida totalmente normal, com autonomia e independência. Atualmente os aparelhos auditivos são modernos, discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece estrutura completa e atendimento personalizado para identificar e tratar a perda auditiva. Não deixe que a deficiência auditiva limite a sua vida e traga outros prejuízos à sua saúde. Agende uma visita a uma de nossas unidades e mantenha-se conectado com o mundo.

Leia mais: O que causa a perda auditiva?

Share

Leave A Comment